bars

Principais acontecimentos na política em Brasília - Resumo Maio 2021 - De Brasília

Follow

Foto: Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Thanyeres Pammy Canaes 07/06/2021

Nesta semana, diversos acontecimentos políticos foram registrados em Brasília.

Para que você, morador do DF, possa ficar por dentro de tudo que está acontecendo, algumas notícias foram selecionadas neste conteúdo.

Aqui você irá visualizar informações sobre a CPI da COVID-19, o ingresso do Presidente Bolsonaro em um partido político e muito mais!

Então continue lendo este post para ter acesso a todas essas informações e acompanhar em primeira mão o que tem acontecido na cidade!

Veto para recursos de internet nas escolas é derrubado pela Câmara

O projeto de Lei lançado pelo Presidente Jair Bolsonaro que previa o fornecimento de internet para famílias registradas no CadÚnico e para os professores da rede pública Estadual, Federal e Municipal devido à pandemia, foi derrubado no dia de hoje (01/06/2021).

A proposta era que um auxílio de aproximadamente R$3,5 bilhões fosse concedido pela União para facilitar o acesso à rede durante esse período onde o isolamento social prevalece.

Dos 18 vetos que foram avaliados neste dia, uma parte foi totalmente derrubada e a outra teve parte derrubada e parte mantida.

No entanto, devido ao fato de as sessões estarem sendo feitas de maneira remota, será preciso realizar uma reunião oficial para que esse e outros projetos sejam de fato eliminados pelo Senado.

Outro projeto eliminado foi o pagamento do Auxílio Emergencial para as Mulheres Chefes de Família.

A médica Nise Yamaguchi admite que aconselhou Bolsonaro sobre tratamento precoce contra COVID

A princípio Nise Yamaguchi negou que existisse um gabinete paralelo para assessorar o atual Presidente Jair Bolsonaro, mas se contradisse ao afirmar que esteve participando de pelo menos quatro reuniões com o mesmo.

Esses encontros tinham como intuito discutir os benefícios que alguns medicamentos (os quais não possuem eficácia comprovada) poderiam proporcionar em tratamentos precoces contra o vírus.

Nise, que é convidada para participar da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da COVID, foi por diversas vezes defensora do uso de cloroquina, afirmando ainda que as posições que foram contra essa ação, tinham como intuito prejudicar a aplicação de um tratamento necessário, que têm salvado vidas.

Apesar de todas essas acusações, a médica afirma que não se trata de uma comissão para aconselhamento, mas sim de um grupo científico que visa fornecer conhecimentos nesse sentido de maneira voluntária.

Pazuello volta ao governo depois de ser nomeado Secretário de Assuntos Estratégicos

O ex-ministro da Saúde e General Eduardo Pazuello está de volta ao governo do Presidente Jair Bolsonaro, ocupando o cargo de Secretário de Assuntos Estratégicos.

Essa nomeação aconteceu dois meses depois de sua saída do cargo ministerial. 

Pazuello ainda exerce suas funções no Exército, pois está respondendo a um procedimento administrativo, devido sua participação em determinado ato político com o atual Presidente no Rio de Janeiro.

Até o momento, sua nomeação não irá causar alterações nesse e em outros procedimentos que também está respondendo, além de ser convidado a depor na CPI da COVID-19.

Presidente Bolsonaro prevê uma Reforma Tributária, mas sem o aumento de impostos

Durante uma cerimônia de anúncio da Caixa que aconteceu no Palácio do Planalto neste dia 01 de junho de 2021, o Presidente afirmou que poderá haver uma Reforma Tributária.

No entanto, apesar dessa ação, ele deseja que os aumentos nos impostos não aconteçam. Além disso, ele falou também sobre os valores mais altos na inflação.

Porém, mesmo com essa situação, ele diz que o governo está trabalhando firme na produção, de modo a evitar que isso afete o mercado.

Essa afirmação está diretamente relacionada com os alimentos, os quais estão sendo produzidos em maior volume, a fim de permitir que os preços caiam.

O Presidente disse ainda que tudo o que é possível fazer para que haja uma redução nos impostos, está sendo feito.

Ou seja, a Reforma Tributária vai acontecer, mas ele garante que isso não irá, em hipótese alguma, prejudicar o mercado.

Outra afirmação de Bolsonaro foi que não consegue realizar todas as mudanças que deseja no país com a mesma velocidade que gostaria.

Isso acontece, pois o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo e uma das menores prestações de serviços.

Bolsonaro afirma que sua filiação ao Patriota está quase certa

Nesta terça-feira, 01 de junho de 2021, o Presidente Jair Bolsonaro afirmou que está quase certa sua ida para o Partido Patriota.

Ele disse também que deveria ter feito sua filiação ao partido desde o princípio, pois quer fazer parte dele para somar.

Por se sentir como um dos fundadores do Patriota, Bolsonaro quer que ele se torne um dos maiores partidos brasileiros a partir das eleições de 2022.

Além disso, seu filho e Senador Flávio Bolsonaro afirmou em convenção virtual que também irá entrar para a sigla junto com o pai.

Após ser solto, Secretário do PT comemora e pede a saída do Presidente Jair Bolsonaro

Após ter sido preso pela Polícia Federal em Goiânia, o Secretário Estadual de Movimentos Populares do PT, Arquidones Bites teve sua liberação aceita.

A prisão se deu pelo fato do político se recusar a remover de seu carro, um adesivo que continha a frase “Fora Bolsonaro Genocida!”.

Durante sua soltura, ele fez um emocionado discurso, durante o qual pôde se lembrar do irmão mais novo, morto vítima da COVID-19.

Ele não foi enquadrado pela Polícia Federal com o crime contra a lei de segurança Nacional, mas foi acusado pela Polícia Militar e levado até a delegacia.

A abordagem aconteceu na cidade de Trindade, mas a queixa foi registrada em Goiânia, local para onde ele foi levado.

Depoimentos são antecipados por Aziz para que possa ouvir sobre o gabinete paralelo 

O Presidente do PSD-AM, Omar Aziz quer antecipar o depoimento de participantes do suposto “gabinete paralelo”, o qual tinha como intuito fornecer informação negacionista no que diz respeito ao combate à pandemia da COVID-19.

Ele afirmou que isso foi importante para que se pudesse confirmar a participação política e não técnica no Ministério da Saúde.

Dentre os nomes que terão a antecipação confirmada estão:

- Luana Araújo (médica);
- Élcio Franco (ex-secretário Executivo da Pasta);
- Marcos Arnaud (Assessor direto de Pazuello);
- Arthur Weintraub (ex-assessor Especial da Presidência);
- Carlos Wizard (empresário);
- Marcelo Queiroga (Ministro da Saúde).


No decorrer deste post, você pôde conferir os últimos acontecimentos de Brasília, os quais foram registrados durante o dia 01 de junho de 2021.

Caso queira deixar sua opinião sobre algum desses conteúdos, nos envie seu comentário!