bars

Os melhores lugares para fazer trilha em Brasília - De Brasília


Agência Brasília from Brasília, Brasil, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons - Nossa Brasília - Parque Ecológico Ezechias Heringer
Thanyeres Pammy Canaes 12/04/2021

Se você está em Brasília e quer conhecer os melhores lugares para fazer trilhas, saiba que a Capital Federal possui inúmeras paisagens paradisíacas.

E as opções são as mais variadas, desde parques para quem deseja fugir da rotina estressante do dia a dia, até mesmo estar em contato com a natureza ou participar de uma boa aventura.

Existem trilhas capazes de atender aos mais variados gostos e habilidades, com cachoeiras, lagos ou piscinas, tudo para estimular você a chegar até o fim do caminho.

Quer descobrir quais são os melhores lugares para fazer trilha em Brasília? Então continue a leitura!

Aqui você irá conhecer alternativas para relaxar, se exercitar, apreciar a natureza ou superar seus limites. Confira!

Parque Ezechias Heringer 

Também conhecido por Parque do Guará, o Ezechias Heringer é banhado pelo Córrego Guará e possui uma vasta biodiversidade.

Com aproximadamente 306,44 hectares, ele leva o nome do engenheiro que foi pioneiro quanto ao estudo da mata local e de orquídeas.

Sua localização é em um cerrado típico e ele é cercado por uma mata bastante densa que proporciona uma trilha com aproximadamente 4 km.

No decorrer do trajeto, você irá conhecer algumas espécies de pequenos mamíferos, assim como a belíssima flora local.

São mais de 100 tipos diferentes de orquídeas já catalogadas, répteis, pequenos roedores e diversos pássaros, os quais contribuem para a conclusão de um cenário fantástico.

Parque Ecológico Veredinha

O Parque Ecológico Veredinha está localizado nos arredores de Brasília, a cerca de 50 km, na região de Brazlândia.

Ao percorrer suas trilhas, o aventureiro irá apreciar nascentes de águas límpidas, que brotam do interior do parque.

Sua vegetação é bastante variada, sendo que algumas delas são veredas úmidas, cerrado típico e matas de galeria, além de uma área ocupada como uma antiga pastagem.

Suas trilhas estreitas também conduzem à Basílica Menino Jesus de Praga e à Lagoa de Brazlândia, as quais são alguns dos principais destinos turísticos da cidade.

Tudo isso proporciona aos visitantes, belíssimos cenários, com vistas de tirar o fôlego!

Parque Lago do Cortado

Com localização na área central de Taguatinga, o Parque Lago do Cortado é banhado por um ribeirão de mesmo nome, além de diversas cachoeiras pequenas.

Ele conta com inúmeras nascentes e uma passarela suspensa foi construída de modo a permitir que os visitantes tenham uma boa vista da natureza.

Sua trilha possui cerca de 3 km e o trajeto completo leva aproximadamente duas horas para ser concluído.

Esse tempo é o suficiente para observar tudo o que o parque oferece, tirar muitas fotos e apreciar a fauna e flora local.

Parque Saburo Onoyama

Com localização na região de Taguatinga Sul, o Parque Saburo Onoyama foi inaugurado durante os anos de 1980 e conta com cerca de 90 hectares.

Com relação às suas trilhas, existem várias alternativas, sendo que algumas delas são pavimentadas e outras naturais.

Ele possui aproximadamente 1 km de extensão para sua aventura, onde será possível apreciar uma paisagem totalmente cercada por eucaliptos, que é um dos maiores atrativos do local.

E para quem gosta, o parque também conta com uma piscina pública, que promete aumentar ainda mais a diversão e proporcionar oportunidades para se refrescar.

Parque Ecológico dos Pequizeiros

Se você procura uma opção de trilha em região um pouco mais afastada do DF, vai gostar muito do Parque Ecológico dos Pequizeiros, que está a cerca de 60 km da Capital Federal.

Projetado em Planaltina, ele é um dos maiores de Brasília e conta com trilhas capazes de oferecer vistas incríveis além de muita aventura.

O caminho conduz a uma fantástica recompensa situada dentro da mata: a Cachoeira do Pequizeiro, um excelente cenário para as fotos dos visitantes.

Porém, é preciso estar atento, afinal, as visitas e acesso às trilhas são permitidas somente mediante agendamento.

Parque do Tororó

Se você está procurando uma trilha incrível, que permita também se refrescar em águas naturais além de percorrer todo o trajeto, então vai gostar muito do Parque do Tororó.

Estando a cerca de 35 km do centro de Brasília, ele conta com uma trilha cercada por vegetação de cerrado, que conduz a uma cachoeira bastante íngrime.

Com uma caminhada de aproximadamente 2 km, é possível dar um revigorante mergulho em uma das quedas mais altas e belas do DF.

Se você quer encarar seus 18m de altura, não deixe de conhecer o Parque do Tororó, você vai se encantar com o ambiente!

Jardim Botânico de Brasília

Em um espaço com aproximadamente 5 mil hectares, o Jardim Botânico de Brasília é um verdadeiro santuário.

De toda a sua extensão, apenas 526 se destinam à apreciação por parte dos visitantes e os demais 4430 são separados somente para pesquisas e preservação.

Com relação às trilhas existentes, estas são três diferentes:

- Matter: a qual conta com asfalto e pode ser acessada por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
- Labiata: batizada com o nome da mesma orquídea encontrada na mata atlântica e cultivada no local para que se pudesse preservar a espécie. Possui uma extensão de aproximadamente 3,5 km em meio ao cerrado. Com um pouco de sorte será possível vislumbrar espécies de animais da fauna local;
- Trilha Krahô: uma forma de homenagear os ancestrais de mesmo nome, que vivem no estado do Tocantins, em uma região indígena chamada de kraholândia.

Sem dúvidas, o visitante que passar pelo Jardim Botânico de Brasília conseguirá encher os olhos com toda essa bela paisagem.

Parque Nacional de Brasília

Por último, mas não menos interessante, está o Parque Nacional de Brasília, que se trata de uma unidade de conservação federal e está localizado dentro da cidade.

Ele foi projetado para promover ações de maior proteção às nascentes, responsáveis por distribuir água potável para toda a Capital.

Com duas opções de trilhas - uma de 1 km e outra de 5 km de extensão, ele recebe grande volume de visitação ao longo de todo o ano. 

Recentemente uma terceira opção foi construída, com aproximadamente 45 km, a fim de atender aos desejos dos apaixonados pela prática de Mountain bike.

De modo a oferecer maior segurança aos visitantes, todas as trilhas receberam sinalizações, permitindo que se identifique, principalmente, aquela destinada exclusivamente aos ciclistas.

 

Neste post você conferiu quais são os melhores lugares para fazer trilha em Brasília.

Gostou destas sugestões? Então envie seu comentário, para que seja possível conhecer sua experiência!