• Segunda-Feira, 26/10/2020
  • Brasília, C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

Dez passeios turísticos essenciais em Brasília - De Brasília


Foto: LinkedIn / Banco Central do Brasil

Localizada na região centro-oeste do país, a qual também é conhecida como Planalto Central, está Brasília, a sede do Governo Federal e principal morada de muitos passeios turísticos essenciais a milhares de viajantes.

Com um plano urbanístico chamado de “Plano Piloto”, Brasília é a terceira cidade mais populosa do país e a maior do mundo, construída durante o século XX e conta com atrações para os mais variados públicos.

No decorrer deste texto você irá conhecer dez dos mais exuberantes pontos turísticos da cidade, os quais são indispensáveis a todos que apreciam belas vistas, arquiteturas exóticas e um ar de pura modernidade.

Então, leia este post até o final e confira!

Memorial JK

Sendo eleito Presidente do Brasil em 1955, Juscelino Kubitschek fez uma verdadeira mobilização com grupos de trabalhadores que começaram a construção do Distrito Federal no centro do país, em uma região que era praticamente desabitada.

A cidade teve sua inauguração em 1960 e sua história pode ser conferida pelos visitantes através do Memorial JK, que possui diversos objetos pessoais e documentos relacionados ao ex-Presidente, morto em um suspeito acidente automobilístico.

Uma curiosidade sobre este local, é que a cripta que guarda o corpo de JK está dentro do museu. Se você procura compreender melhor a história da região, este é o local perfeito para seu tour.

Torre de TV

Possuindo 244 metros de altura (a estrutura mais alta do DF), a Torre de TV é um dos poucos pontos encontrados no Eixo Monumental que não foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer.

Em sua base é possível encontrar uma feira de artesanatos que funciona aos finais de semana e um chafariz, muito apreciado por visitantes e moradores, principalmente durante a noite, momento no qual é possível se deparar com toda a sua beleza.

E se você deseja ter uma vista do traçado da cidade, poderá apreciá-la através do mirante da torre, localizado a 75 metros de altura. É uma vista fascinante.

Catedral Metropolitana

Com linhas bastante extravagantes e com o projeto assinado por Oscar Niemayer, a Catedral Metropolitana foi o primeiro monumento a ser criado no plano da cidade.

Esta magnífica obra arquitetônica conta ainda com um Batistério revestido por lajotas de cerâmica, pintadas por Athos Bulcão em 1975 e um campanário com quatro sinos, os quais foram uma doação espanhola.

A Catedral é lindíssima, cheia de curiosidade e uma das mais famosas do Brasil. Se você ainda não conhece, você precisa conhecer!

Congresso Nacional

Também chamado de “Torres Gêmeas brasileiras”, o Congresso Nacional conta com uma belíssima arquitetura projetada por Niemayer, o qual é ladeada por dois monumentos em formatos de bacias. 

O Congresso Nacional é a sede do Senado Federal e do Plenário da Câmara dos Deputados.

Ele está aberto à visitação em qualquer dia (incluindo feriados), sendo um dos passeios turísticos essenciais de Brasília. Quem se interessar também poderá assistir às sessões do plenário.

Vale muito a pena conhecer o cenário futurista retrô da parte interna do prédio e andar pelos corredores, onde decisões importantes do país são tomadas. Um mergulho na política real do país! Confira.

Banco Central

Com 101 metros, o Banco Central é uma das construções mais altas do Plano Piloto de Brasília e abriga tanto os escritórios responsáveis por controlar a economia do país, quanto o Museu de Valores, muito interessante para quem quer aprender sobre a história do dinheiro no Brasil.

Este é o ponto perfeito para quem deseja conhecer um vasto acervo com notas e moedas usadas antigamente, ideal para quem aprecia história e itens de colecionador!

Pontão do Lago Sul

Agora se o que você procura é um pouco de contato com a natureza, prática de esportes aquáticos ou um lugar para relaxar e saborear deliciosas refeições, então vai se encantar com o Pontão do Lago Sul, à beira do Lago Paranoá.

Ele possui um ar de condomínio fechado, mas é aberto ao público, fator que o torna um dos passeios turísticos essenciais para quem vai à Brasília. 

O Pontão do Lago Sul possui ainda um amplo calçadão por toda a sua orla e um estacionamento para os visitantes. O lago ainda é muito apropriado para a prática de Stand Up Paddle, inclusive é possível alugar as pranchas por lá.

Ponte JK

Esta ponte foi inaugurada em 2002 e possui uma extensão de 1200m, fazendo a ligação entre o Plano Piloto com o Lago Sul. A Ponte JK foi considerada como uma das pontes modernas mais belas de todo o mundo, portanto vale a pena fazer uma visita.

Superquadra 308 Sul

Brasília possui diversas superquadras, a princípio denominadas entrequadras, durante o planejamento da cidade, as quais se tratam de pequenos bairros com edifícios residenciais, que são separados das ruas comerciais graças a uma grande área verde, 

Elas possuem igreja, escolas, clubes e comércios, e a Superquadra 308 Sul foi a única que manteve o padrão proposto desde o início.

Se passar por lá, não deixe de conferir a Igrejinha e os azulejos de Athos Bulcão!

Parque da Cidade

Cenário para o encontro de Eduardo e Mônica na canção da banda Legião Urbana, o Parque da Cidade pode ser um dos passeios turísticos essenciais para quem vai à Brasília ou para seus moradores.

Lá é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta pela ciclovia ou apenas apreciar o lago e a vegetação típica. Perfeito para se exercitar ou apenas relaxar!

Palácio da Alvorada

Não se pode falar em pontos turísticos da capital brasileira sem mencionar o Palácio da Alvorada, a residência oficial do Presidente da República.

Considerada como um verdadeiro ícone da arte moderna brasileira e projetada por Oscar Niemayer, ela fica às margens do Lago Paranoá e é aberta ao público todas as quartas-feiras.

A equipe de relações públicas faz uma distribuição de senhas para os primeiros que comparecerem ao local, portanto é importante chegar cedo, principalmente se a época da visita coincidir com as férias escolares.

Não há agendamento para este passeio, mas é importante acessar o site oficial do Palácio para que confira os horários de abertura e fechamento.

 

Neste post você conferiu dez grandes passeios turísticos essenciais para quem deseja conhecer o melhor que a capital brasileira tem a oferecer.

Agora basta programar sua visita e criar um roteiro de viagem para descobrir e se encantar com esses fantásticos pontos da cidade!

Caso queira tirar alguma dúvida ou sugerir outros locais, me conta aqui nos comentários...


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br