• Sábado, 15/08/2020
  • Brasília, 16º C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

Conhecendo Santa Maria - De Brasília


Foto: Monumento Solaris, popularmente conhecido por: "Chifrudo" / Wikipédia

Você sabia que a Santa Maria é uma cidade cheia de atrativos? Ela se tornou uma região muito importante para o Distrito Federal e entorno, principalmente nos últimos anos.

Ela virou a Região Administrativa de número XIII do DF e começou a ser povoada em 1991. Antes de se tornar uma RA, ela era conhecida como Núcleo Rural Santa Maria e era um das áreas rurais do Gama, até o ano de 1992.

A cidade é muito grande e vem se desenvolvendo bastante nos últimos tempos, principalmente, no setor industrial. Ela também abriga diversos pontos de interesse para os seus habitantes e moradores de outras regiões.

Um pouco mais sobre Santa Maria

Localizada a 26 km de Brasília, a cidade de Santa Maria foi criada por conta de um programa de assentamento para famílias de baixa renda com lotes pouco urbanizados. Seus primeiros moradores vieram de invasões no Gama e de outros lugares do DF.

 A sua população é de aproximadamente 115 mil habitantes e a sua área total é de aproximadamente 215 m². Ela fica localizada em uma importante via de saída de Brasília, a BR-040.

A região faz divisa com o município Goiano Valparaíso e é territorialmente bem extensa, fica bem próxima do Gama, Novo Gama, Park Way e Lago Sul. Não sabia? Então, a cidade reúne muitas novidades. 

Santa Maria é dividida em área rural, urbana e militar. Na área rural, você encontra os Núcleos Rurais Alagado e Santa Maria, que são importantes fontes de atividades de agropecuária e de exploração de jazidas de cascalho.

Em sua área militar, estão localizadas duas importantíssimas áreas da Aeronáutica e Marinha do DF. Uma delas é o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Cindacta, e a outra é o Ministério da Aeronáutica e a Área Alfa, pertencente ao Ministério da Marinha.

Santa Maria nos dias de hoje

Como a maior parte das cidades satélites do DF, Santa Maria também começou com pouca ou quase nenhuma infraestrutura. Por alguns anos, a cidade não possuiu muitos recursos ou organização pública, o que mudou com o tempo.

Hoje, ela já está mais sólida e possui uma estrutura básica para oferecer aos seus habitantes. Serviços públicos de segurança, saúde e educação são os principais. Ela também possui as pistas asfaltadas, iluminação pública, acesso ao sistema de água encanada e de esgoto.

Dados de Santa Maria

Como dito anteriormente, a região se desenvolveu bastante nos últimos anos e hoje possui uma infraestrutura suficiente para se morar.

Na área da saúde, ela recebeu, em 2007, o Hospital Regional de Santa Maria e, além dele, conta com outras 8 Unidades Básicas de Saúde Pública e 1 Centro de Atenção Psicossocial, além de consultórios e atendimentos particulares.

Em relação à educação, há 32 unidades de ensino, divididas em escolas, centros de educação infantil, creches e até um centro de línguas, além de escolas particulares e cursos profissionalizantes. 

Na parte de segurança, há diversos postos policiais espalhados pela cidade e também conta com a segurança da 33ª Delegacia de Polícia Civil do DF.

Sobre transportes, a cidade não possui metrô, mas conta com 24 linhas de ônibus para atender a seus moradores.

Outros dados importantes

- o seu nome foi dado por conta do rio Santa Maria; 
- o seu aniversário é dia 10 de fevereiro;
- mais de 46% de seus habitantes são imigrantes;
- o principal meio de transporte é o ônibus;
- mais de 48% de sua população exerce atividade remunerada;

A cidade ainda conta com algumas iniciativas de projetos sociais voltados para a cultura e lazer e com a presença de algumas ONGs.

4 pontos de interesse em Santa Maria

Monumento Solarius, o famoso Chifrudo

Esse ponto é chamado de Chifrudo pelos moradores de Brasília e região, principalmente, pelos mais idosos. Recebeu esse nome por causa dos chifres no seu topo.

Com 16 metros de altura e feito em aço com chapas galvanizadas, produtos plásticos e lã de vidro, esse ponto turístico carrega a representação do movimento migratório de brasileiros para a construção da nova capital.

Criado pelo artista Auge Falchi em homenagem à construção de Brasília, essa escultura, localizada às margens da BR-040, foi um importante presente que o governo da França deu ao Brasil. 

Cachoeira do Tororó

A Cachoeira do Tororó é uma das principais cachoeiras do DF, com uma queda de 18 metros de altura, ela se torna o destino ideal para os amantes da natureza. O nome da cachoeira é de origem Tupi Guarani e quer dizer "bica d'água".

Para chegar à queda d’água é necessário caminhar cerca de 2 km, que são facilmente percorridos por conta do cenário e beleza natural. Há algumas pedras e a trilha pode ser um pouco desnivelada. Tenha cuidado se for lá quando estiver chovendo.

Há cobrança de entrada, por isso, se informe sobre as condições com antecedência, esse valor não costuma ser alto. Para chegar à cachoeira, o principal acesso é pela Quadra 23 do Lago Sul. Vale a pena conhecer.

Águas Correntes - Saia Velha 

Próximo a Santa Maria você encontra o Águas Correntes Park que atrai diversos turistas de Brasília, Goiás e Minas Gerais. Trata-se de um parque aquático cercado pela natureza.

No clube, a sua família terá diversão garantida, com mais de 10 piscinas, restaurante, lanchonete, banheiro, parquinho, escorregadores e áreas de camping.

Além dos atrativos do parque, um dos principais pontos de interesse por lá é a cachoeira Saia Velha. O local também abriga a primeira Usina Hidrelétrica do DF que foi construída em 1958 e abasteceu Brasília nos seus primeiros anos.

Polo de Desenvolvimento Juscelino Kubitschek

A área que compreende o Polo JK foi estrategicamente escolhida por ser uma das principais vias de ligação entre a saída do DF e o centro em Brasília.

A BR-040 é uma importante via com recorde de fluxo de carro, portanto, proporcionou uma boa logística para abrigar indústrias. O que veio a contribuir com o desenvolvimento e melhores condições para a cidade de Santa Maria e região.

Indústrias farmacêuticas e químicas; empresas de transportes, de logística, de armazenamento; estoques e centros de distribuição são alguns exemplos do que se encontra nesse importante Polo em desenvolvimento no DF.

Com o surgimento do Polo JK, muitas empresas que estavam buscando por investir no Centro Oeste puderam atingir esse objetivo, o que proporcionou a criação de dezenas de empregos para todas as cidades próximas. 

Gastronomia em Santa Maria

A cidade conta com bastante opção para comer bem ou fazer aquele lanchinho. Cachorros quentes, sanduíches, churrasquinhos, caldos e açaí são algumas das opções que você encontra pelas ruas de Santa.

Lá também há diversos bares e espaços para curtir a noite com os amigos. Se quiser, também dê uma passadinha pelo Gama, já que fica bem pertinho.

 

Além do Polo JK, nota-se também que desde o ano de 2009 a cidade atrai diversos investimentos no setor do comércio. Há alguns complexos comerciais, lojas e o Santa Maria Shopping que reúne uma boa quantidade de lojas. 

Esse movimento se tornou muito importante para o desenvolvimento da cidade. Santa Maria está em constante mudança e nos últimos anos tem recebido investimentos de empresas privadas e do setor público para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Você mora em Santa Maria? Compartilha com a gente dicas de lugares para conhecer por aí...


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br