• Terça-Feira, 20/10/2020
  • Brasília, C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

Conheça o Zouk Brasileiro no DF - De Brasília


Foto: International Zouk Flash Mob 2014 (https://www.youtube.com/watch?v=k5UxYgPUrts

O termo Zouk é originário de uma mistura do francês com línguas e dialetos africanos e quer dizer “festa”. Suas características, enquanto um estilo musical, foram criadas nas ilhas caribenhas de colonização francesa. 

O Zouk era inicialmente uma mistura de vários outros estilos como o calipso e a makossa, mas logo após sua criação, em 1985, ele passou a se tornar popular em outros países, o que acrescentou novos elementos ao estilo, contribuindo para diferentes características.

Com relação à dança zouk, começou a se popularizar em outros países devido à leveza e sensualidade, assim como a grande possibilidade de se colocar outros tipos de movimentos, vindos de diferentes estilos.

No Brasil, ele pode ser dançado de diversas maneiras, de acordo com o estado ou região, sendo que na Bahia o mais comum é sua semelhança com a lambada.

Já no Rio de Janeiro, há uma grande influência do Balé e dança contemporânea. Em São Paulo, existe tanto o Lambazouk quanto o Zouk moderno, que tem muitas características do Hip Hop.

Porém em Brasília é possível encontrar uma junção de todos esses elementos em um único, tornando o estilo ainda mais inovador.

Particularidades da dança Zouk

Como já dissemos, são muitas as variações do Zouk no Brasil, que podem ter tantas variações, como a de velocidade (mais lenta ou mais rápida).

O importante é realizar todos os movimentos com bastante leveza e empregar sensualidade a cada um deles. Isso faz com que a dança se torne cada vez mais elegante.

Mas o foco é manter os passos vindos da lambada, que utilizam muitos giros e movimentos com os braços. Tudo isso com muita criatividade e swing.

E o motivo do Zouk brasileiro ter sido adaptado da lambada, é por conta do fim deste último, que teve grande sucesso nos anos de 1980, mas que entrou em decadência no Brasil.

Com isso, os dançarinos de lambada precisaram buscar um outro estilo para empregar os passos e movimentos que estavam acostumados a utilizar.

E foi aí que ele nasceu em nosso país, cheio de estilo e revelando grandes profissionais.

Profissionais do Zouk em Brasília

Brasília é berço de grandes nomes tanto na dança quanto na promoção de festas, bailes, encontros ou congressos do estilo.

Dentre os professores e dançarinos estão Israel Szerman, Patica Borges, Priscila Borges e Pedrinho Santos, o qual você confere a biografia a seguir:

Pedrinho Santos

Pedro Ivo dos Santos Leite, mais conhecido como Pedrinho Santos, já está no ramo da dança a mais de 17 anos e ministra aulas de Zouk brasileiro a mais de 10 anos.

Campeão de Zouk brasileiro em Brasília no ano de 2009, ele começou seus estudos no estilo com a mestra Juanita Santos, que atualmente ministra aulas de Zouk Brasileiro na Holanda e com o mestre Marcelo Amorim, professor renomado no DF.

Formado em Licenciatura em Dança pelo Instituto Federal Brasília, Pedrinho concluiu também um MBA em Gestão Escolar pela USP de São Paulo, atualmente atua como professor de Zouk Brasileiro na Academia Lá Na Dança e como coreógrafo na companhia Briathus por ele fundada.

Pedrinho é ainda funcionário público, tendo atuado como professor da Secretaria do Estado da Educação do Distrito Federal, concursado para a categoria de Arte e Dança e atualmente foi convidado a trabalhar com políticas públicas de arte e educação.

E muitos profissionais atuam como DJ’s e promotores de eventos, dentre eles o DJ Agnaldo Moita, que terá sua biografia descrita a seguir:

DJ Agnaldo Moita

Começando sua carreira como DJ em 2011, Agnaldo Moita teve seus primeiros trabalhos no Bar Caribenho e no Zouk Open Air, um evento gratuito que acontecia todas as quintas-feiras na Esplanada dos Ministérios e já chegou a receber mais de 400 espectadores.

Conforme foi ganhando experiência, Agnaldo começou a tocar em outras cidades e regiões, como os congressos Ilha do Zouk no RJ e o Uai Zouk em MG. 

Esses eventos abriram portas para que Agnaldo pudesse atuar também em outros países. Ele já tocou em Nova York e Madri, assim como em outras localidades da Europa. 

Este ano (2020) Agnaldo tinha outros eventos confirmados no exterior, mas estes foram cancelados devido à essa crise.

Ele é ainda o responsável por organizar o evento Zouk Essence, que acontece toda terça-feira e conta sempre com mais de 100 participantes por semana.

Eventos Zouk no DF

O maior evento de Zouk de Brasília é o Nação Zouk, organizado pelo já citado professor e dançarino Pedrinho Santos.

Ele acontece uma vez ao mês com um baile e, uma vez por ano, é realizado em forma de congresso, onde recebe milhares de interessados no estilo, tanto do Brasil como de outros lugares do mundo.

Durante o congresso, diversos workshops, aulas e palestras são ministradas, a fim de ensinar um pouco mais sobre a dança, música e estilo Zouk tradicional em Brasília e de outros lugares.


Escolas de dança

Atualmente no DF, existe uma grande quantidade de escolas de dança que ensinam o Zouk Brasileiro, como a já citada e bastante conceituada Lá Na Dança, com o Prof. Pedrinho Santos como responsável pelas aulas.

Se você se interessou pelo estilo, não deixe de procurar um destes eventos ou as escolas especializadas localizadas em Brasília. O zouk caiu no gosto da garotada e cada vez mais eventos, bares e casas de show estão investindo nele.

Você poderá ter muita diversão e aprendizado, além de fazer boas amizades e, caso queira se aprofundar, até mesmo contratar algumas aulas particulares com os diversos profissionais do DF ou se tornar professor.

O Zouk é uma dança incrível, trabalha a coordenação motora e te ajuda a relaxar. Vale a pena conhecer e se encantar por esse estilo.

 

Você já participou de algum evento de zouk? Compartilhe conosco aqui embaixo.


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br