bars

As melhores escolas públicas de Brasília - De Brasília

Follow

Foto: FourSquare
Thanyeres Pammy Canaes 14/06/2021

Você que está pensando em estabelecer residência no DF, já sabe quais são as melhores escolas públicas de Brasília?

Este é um fator muito importante a se considerar antes de fazer mudança para outra localidade, afinal, a educação dos filhos deve ser primeiro plano.

Saiba que a Capital Federal conta com uma vasta gama de alternativas, nas mais diversas regiões da cidade, e que poderão lhe atender com excelência.

A fim de lhe ajudar a encontrar a mais adequada é que este texto foi desenvolvido, contando com alguns nomes para seu conhecimento.

Quer descobrir de fato quais são as melhores escolas públicas de Brasília? Então continue lendo este conteúdo até o final!

Qual tipo de escola escolher?

Bem, são inúmeros os fatores a se considerar antes de definir em qual escola matricular seus filhos, e a cidade de Brasília oferece muitas alternativas.

Existem colégios públicos tradicionais, com políticas de ensino diferenciadas e inovadoras ou até mesmo aquelas que prezam fortemente pela disciplina.

Nos próximos tópicos você irá encontrar três alternativas, sendo que uma é com propostas inéditas no Brasil, outra com foco na sustentabilidade e a terceira com tudo o que a educação militar proporciona. Veja:

Comunidade de Aprendizagem do Paranoá - VAP

Atendendo no início a cerca de 560 alunos que vivem na região e em seus arredores, a CAP (Comunidade de Aprendizagem do Paranoá) surge com uma proposta inovadora.

A princípio ela disponibilizou vagas para a Educação Infantil e para os três primeiros anos do Ensino Fundamental, mas mantém seu foco na transmissão de conhecimento por meio de projetos.

Esta unidade foi desenvolvida não apenas com o intuito de promover uma nova maneira de trabalhar a educação através de uma inovação dos métodos pedagógicos, mas também para resolver problemas existentes com relação à demanda de alunos.

A separação dos estudantes por turma, ao contrário do ensino tradicional, não é feita por séries ou anos escolares, mas sim por todas as características que possuem.

Isso irá possibilitar que todos os discentes interajam entre si, o que gera um melhor protagonismo educacional.

Além disso, a Comunidade estimula a participação dos pais nos espaços educativos disponíveis, os quais não seguem o modelo convencional, com mesas enfileiradas e posicionadas de modo a ficar de frente para uma lousa.

A ideia do aprendizado a partir de projetos tem como intuito fornecer conhecimentos que sejam significativos para o que os estudantes vivenciem em seu dia a dia.

E quanto aos métodos avaliativos, estes se dão de maneira contínua, processual e qualitativa, segundo exigência da Secretaria de Educação.

Portanto, os alunos não são avaliados conforme meios convencionais, afinal, não existe a aplicação de provas e testes para descobrir seu nível de conhecimento.

Sem dúvidas é uma metodologia diferenciada, inovadora, que vale a pena conhecer em Brasília.

Centro de Ensino Médio da Asa Norte

Este é um centro educacional público de Brasília que chama muita atenção devido aos recursos que proporcionam aos alunos.

Dentre as diversas salas disponíveis, estão um laboratório de química, biologia e também para a prática de artes.

Outro grande ponto a favor do Centro é o que ele desenvolve para estimular os estudantes.

O principal deles são os projetos ecológicos, como a manutenção feita em um viveiro com diversas mudas de plantas.

Além disso, o colégio conta com uma moderna sala de informática, que possui computadores para uso dos alunos, assim como um ensino forte e qualificado, graças às parcerias feitas com a Universidade de Brasília.

E no que se refere à estrutura do prédio, este é consideravelmente limpo e organizado. Diversos cestos de lixo são espalhados pela instituição, os quais estimulam os estudantes a terem maior consciência quanto ao meio ambiente.

Isso fez com que eles passassem a jogar embalagens e outros itens descartáveis nos devidos lugares, evitando a degradação de seu ambiente educacional.

A escola também procura sempre promover projetos e debates, os quais contam com a participação ativa dos estudantes, de modo a conseguir que estes se tornem cada vez mais protagonistas de sua aprendizagem.

Colégio Militar Tiradentes

Agora, se você está em busca de uma metodologia de ensino que una a disciplina, o patriotismo e a educação de qualidade, então o Colégio Militar Tiradentes pode ser uma boa alternativa.

Ele é mantido pela Polícia Militar do DF, a fim de que os filhos destes profissionais tenham uma excelente aprendizagem, desde o 6º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio.

Todo o currículo exigido pelo MEC é seguido, porém a rigorosidade das regras promovidas pelos militares é parte do dia a dia dos alunos, que contam com conteúdos também cívicos e patrióticos.

Os uniformes são produzidos com inspiração nas forças policiais e o quadro de professores em geral é composto tanto por civis quanto por profissionais da área.

E a fim de promover ainda mais o conhecimento, a escola disponibiliza aos alunos uma série de atividades extra curriculares, como as descritas na lista a seguir:
- eventos e competições esportivas;
- viagens escolares;
- aulas de música, teatro e artes;
- preparação para olimpíadas do conhecimento;
- aulas de apoio para cursos universitários.

Todas estas atividades são proporcionadas com o intuito de fazer com que os alunos tenham a chance de interagir melhor uns com os outros, além de complementarem seu aprendizado com conteúdos diversificados.

Agora, com relação às vagas disponíveis, em sua maioria elas são reservadas para os filhos de policiais militares.

No entanto, existe uma cota que pode ser preenchida por membros civis, porém com uma quantidade bastante reduzida e com ingresso mais difícil que no outro caso.

Mas independente de como queira fazer parte, o processo seletivo é para todos, que visa verificar quais são os candidatos com melhor colocação para aquisição da vaga.

Os candidatos que forem aprovados na prova avaliativa passarão por uma segunda fase, que compreende testes psicológicos e físicos.

Estes têm como intuito analisar se os futuros alunos estarão ou não aptos a participar das atividades oferecidas pela escola, a qual mantém seu foco na formação militar.

 

Neste post você pôde conhecer três das melhores escolas públicas de Brasília, a fim de conseguir referências para matricular seus filhos.

Porém inúmeras outras opções podem estar disponíveis em praticamente qualquer região da cidade. 

Portanto, vale a pena também verificar em qual delas você irá se instalar, de modo a descobrir as opções mais adequadas.

Se você conhece alguma outra escola pública modelo de Brasília que não apareceu neste post, coloque nos comentários, incluindo qual é o diferencial da instituição!

Te espero!