• Sexta-Feira, 18/09/2020
  • Brasília, 28º C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

As 7 construções mais antigas de Brasília - De Brasília


Foto: O Palácio da Alvorada durante a sua construção em imagem do Arquivo Nacional.

A ideia de interiorizar a capital brasileira nasceu no século XVIII, por sugestão do Marquês de Pombal. O Rio de Janeiro ainda era a capital e a maior parte da população e, consequentemente da economia, estava concentrada próxima a faixa litorânea.

No entanto, a ideia demorou para se concretizar. Apenas em 1956, com a eleição do presidente Juscelino Kubitschek e o lançamento do Plano de Metas, Brasília começou a ser construída.

Projetada por grandes nomes da arquitetura, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a nova capital brasileira tem construções de estética moderna que são famosas até hoje.

Para conhecer a história por trás das 7 construções mais antigas de Brasília, continue lendo este artigo.

Catetinho

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente da República, Juscelino Kubitschek. Foi um projeto desenvolvido em apenas dez dias, entre 22 e 31 de outubro de 1956, pois o local seria usado pelo presidente e sua equipe para as reuniões sobre a construção de Brasília.

O nome Catetinho foi inspirado no Palácio dos Catetes, morada dos governantes brasileiros quando o Rio de Janeiro ainda era a capital nacional.
Esse projeto desenvolvido por Oscar Niemeyer foi inaugurado em 10 de novembro de 1956. A casa foi construída totalmente em madeira e, por isso, a ideia inicial era chamá-la de Palácio das Tábuas.

Dois anos após a inauguração, o Catetinho foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. E desde 1970 ele se tornou um Museu e pode ser visitado por turistas.

Devido a sua localização em meio a uma Área de Preservação Ambiental (APA), ainda é possível observar animais silvestres no jardim do Museu. Entre eles podemos citar o tatu bola, o macaco prego e a coruja buraqueira.

Palácio da Alvorada

É a residência oficial do presidente da República. Localizado as margens do Lago Paranoá, esse foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília, no dia 30 de junho de 1958.

A escolha do nome Alvorada foi uma homenagem ao presidente JK, que nasceu neste distrito.

Também projetado por Niemeyer, o Palácio da Alvorada é um dos grandes ícones da arquitetura brasileira. Com a estrutura revestida em mármore, pilares brancos e cortinas de vidro, o edifício carrega um ar moderno até hoje.

O Palácio da Alvorada já passou por restaurações e reformas e hoje seu interior conta com instalações modernas como cinema, salão de jogos, centro médico, salões, biblioteca, sala de música e muito mais.

Brasília Palace Hotel

Primeiro hotel de Brasília, o Palace foi um grande símbolo de luxo, poder e cultura nos anos 60.

Localizado na Asa Norte do Distrito Federal, próximo ao Palácio da Alvorada, essa foi uma das construções que deu início a Brasília. Mais um projeto de Niemeyer, esse renomado hotel foi a primeira construção que usou vigas de aço brasileiras em toda sua construção.

Infelizmente, o hotel sofreu um grave incêndio em 1978 e, por isso, foi abandonado. Anos mais tarde, em 1997, sua importância foi reconhecida e começou um processo de restauração completa. Apesar de quase tudo ter mudado, a estrutura interna projetada por Niemeyer foi mantida.
Atualmente o Brasília Palace Hotel está em funcionamento e recebe hóspedes do mundo todo.

Praça dos Três Poderes

Uma das construções mais importantes de Brasília, a Praça dos Três Poderes reúne os três poderes da República em três edifícios monumentais: o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

O projeto foi um dos mais audaciosos da história da arquitetura brasileira e, por isso, contou com a colaboração de dois grandes nomes, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

A construção foi em tempo recorde. Em menos de 3 anos, os três edifícios foram construídos. A inauguração aconteceu no dia 21 de abril de 1960, mesmo dia da inauguração de Brasília.

O Congresso Nacional, sede do poder legislativo, é um dos cartões postais mais famosos de Brasília. Formado por duas cúpulas e dois prédios verticais, essas construções abrigam hoje a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, além de suas administrações.

O Supremo Tribunal Federal, corte máxima do poder judiciário, segue o mesmo padrão moderno do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada. Atualmente, o prédio só é utilizado em solenidades especiais ou sessões plenárias. Toda função administrativa é realizada em prédios adjacentes.
O Palácio do Planalto, sede do poder executivo, é o local de trabalho do presidente da República. O prédio também é revestido em mármore e possui cortinas de vidro, que trazem um ar contemporâneo.

Catedral de Brasília

Também conhecida como Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Catedral de Brasília foi concebida por Niemeyer e foi o primeiro grande monumento da nova capital. A construção foi de 1958 a 1970 e foi um projeto desafiador.

Com o trabalho estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, 16 colunas de concreto em formato hiperboloide saíram do papel e se tornaram uma das mais belas realidades de Brasília. A grande ideia era simular mãos em oração apontando para o céu.

Para desenvolver os vitrais, convidaram a talentosa artista plástica, Marianne Peretti, que trouxe a inovação necessária para se encaixar nos padrões da nova capital brasileira.

Hoje em dia a Catedral é a sede da arquidiocese de Brasília e está aberta para a visitação do público.

Palácio Itamaraty

Conhecido por Palácio dos Arcos, o Itamaraty abriga o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Assim como a Catedral, essa é uma obra conjunta do arquiteto Oscar Niemeyer e do engenheiro Joaquim Cardoso.

Inaugurado no dia 20 de abril de 1970 pelo presidente da época, Emílio Garrastazu Médici, a construção é famosa devido aos grandes arcos em sua fachada.

Além disso, o vão livre, a entrada helicoidal e as colunas cercando todo Palácio também são itens de grande destaque.

O Palácio Itamaraty é o local tradicionalmente utilizado pelo chefe de estado para receber governantes estrangeiros. A Rainha Elizabeth e os presidentes americanos Ronald Reagan e Barack Obama são alguns dos nomes mais famosos que já foram recebidos.

Esplanada dos Ministérios

Os edifícios da Esplanada dos Ministérios ficam localizados no Eixo Monumental, uma avenida brasiliense que se estende por dezesseis quilômetros, ligando a Praça dos Três Poderes até a Rodoferroviária de Brasília.

Todos os 17 edifícios foram projetados por Niemeyer e a construção é totalmente uniforme, ou seja, os prédios são igualmente espaçados.

Com início em 1958, a obra foi acelerada, assim como a maioria das construções idealizadas para o Plano de Metas de JK. Dessa forma, a Esplanada dos Ministérios estava pronta para a inauguração de Brasília em 1960.

 

Neste texto trouxe um pouco da história das 7 construções mais antigas de Brasília.

Como a cidade foi totalmente planejada para ser a nova capital nacional, as construções mais antigas foram desenvolvidas justamente para permitir que isso acontecesse.

Cá entre nós, o resultado ficou maravilhoso né?


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br