• Segunda-Feira, 26/10/2020
  • Brasília, C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

A vida em Sobradinho - De Brasília


Foto: Niltonbr / Domínio Público

Em 1960 Sobradinho se tornou a V Região Administrativa do Distrito Federal e teve seu início com a chegada do fazendeiro Antônio Gomes Rabelo que ocupou as terras onde hoje é a região. Nesse texto vamos conhecer um pouco mais sobre essa região administrativa que possui muito história e tradição. No início de Sobradinho, Antônio fundou a Fazenda Sobradinho e com o passar do tempo essa fazenda foi desmembrada passando a ser terra de várias famílias. Hoje em dia a região é habitada por cerca de 85 mil moradores.

Infraestrutura de Sobradinho

Com aproximadamente 290 km², Sobradinho é uma cidade bem planejada, assim como o Plano Piloto e teve um crescimento habitacional muito grande nos últimos tempos. 

No início da construção de Brasília, o deputado federal Iris Mainberg teve a ideia de criar uma cidade que fosse rural no Distrito Federal. O local ideal para criar, seria o que hoje é a RA de Sobradinho, pois ela já era uma região que desde o início desenvolvia trabalhos agropecuários.

Atualmente, a região é muito buscada pela população por estar próxima ao centro de Brasília, a cerca de 20 km de distância. Ela é considerada autossuficiente e conta com uma infraestrutura boa.

Em relação à segurança, há uma Delegacia Regional do Trabalho e a 13º e 35º Delegacia de Polícia Civil, além de vários postos policiais espalhados pelas ruas. 

Na educação, há mais de 25 pontos de ensino entre escolas, creches e até um centro de línguas, além de várias escolas particulares, cursos preparatórios e centros de idiomas particulares.

No quesito saúde, há diversos pontos para atendimento público, como o Hospital Regional de Sobradinho, Centros de Saúde, Clínica da Família, Unidade de Pronto Atendimento e Unidade Básica de Saúde. Ainda há hospitais, clínicas e consultórios particulares. 

A cidade não possui o serviço de metrô, porém mais de 50 linhas de ônibus circula por suas avenidas e ruas. O ônibus é o meio de transporte mais usado na RA.

Sobradinho faz divisa com Planaltina, Brazlândia, Paranoá, Itapoã, Lago Norte e Plano Piloto.

Pontos de interesse em Sobradinho

Sobradinho possui várias áreas para se divertir e aproveitar um dia em família. As opções para diversão são variadas e atende a todos os gostos. Confira alguns pontos e atividades para se divertir em Sobradinho.

Torre de TV digital

A torre de TV digital foi inaugurada em 2012 e também é conhecida como "Flor do Cerrado". Ela possui 3 elevadores que levam seus visitantes para o alto, onde é possível ter uma bela vista de Brasília. 

É um ótimo passeio para fazer com a família e o espaço oferece estacionamento gratuito. Para subir e visitar basta pegar uma senha que é distribuída no local.

Teatro Sobradinho

O Teatro de Sobradinho fica localizado na quadra 12 e é o único teatro da região. Vários grupos de dança e de artistas locais fazem apresentação nele. É importante conferir a agenda do local para saber mais informações, algumas apresentações tem entrada gratuita.

Granja do Torto 

A Granja do Torto é o famoso Parque de Exposições Agropecuário de Brasília. É o local de festas que movimentam um grande público de Brasília e regiões do entorno. O parque é tão espaço que pode ter vários eventos simultâneos. Seus eventos reúnem centenas de pessoas todos os anos.

A Granja ficou conhecida nacionalmente quando o ex-presidente Lula instalou a sua residência oficial nela.

Estádio Augustinho Lima 

O estádio é sede do clube da região, o Sobradinho Esporte Clube. É ponto de encontro para os amantes do futebol e possui capacidade para 15 mil espectadores.

Sua inauguração foi em maio de 1978 no jogo entre Sobradinho Esporte Clube X Santos Futebol Clube, o time visitante levou a melhor e ganhou o jogo por 3x0.

Feira da Lua de Sobradinho

A feira da lua é um ponto de encontro de amigos, moradores e artistas. O local é bem agradável e familiar, vários artesãos e artistas fazem exposição do seu trabalho e a comida do local também é uma delícia. Vale a pena dar uma passadinha e aproveitar tudo que essa feira pode oferecer.

Setor de Motéis de Sobradinho

Muito conhecido pelos adultos, a região abriga um setor de motéis de alto padrão com uma vista sensacional de Brasília, ideal para reacender a chama de qualquer paixão. Vale a pena conhecer, tem para todos os gostos e bolsos.

Gastronomia em Sobradinho

Confira abaixo uma lista com os melhores restaurantes para você se deliciar em Sobradinho.

Empório da Pizza 

Um restaurante com o cardápio vasto, que oferece comida italiana, brasileira e Sul-americana. O restaurante é bem em conta, o atendimento é excelente, com certeza não irá te decepcionar.

Restaurante Trem da Serra

Um restaurante típico brasileiro. Se você gosta de uma boa comida brasileira, esse é o local certo, comida com ótima qualidade e bem servida, possui espaço para crianças e é muito aconchegante.

Londres - Brasilian Kitchen

O restaurante conta com um ambiente agradável e um bom atendimento. As refeições são deliciosas e com certeza é válido experimentar seus risotos.

The ondas burguer

Um dos melhores hambúrgueres artesanais de Sobradinho, tempero no ponto e bem caprichado. Atendimento rápido e ambiente aconchegante e com uma ótima limpeza. Vale conferir.

Crescimento de Sobradinho

Sobradinho começou como uma região para abrigar famílias na época da construção de Brasília e foi se desenvolvendo com o passar dos anos.

A região é importantíssima para o Distrito Federal, pois abriga dezenas de empresas e indústrias que ajudaram a desenvolver a região. A parte agrícola também merece destaque, pois há dezenas de núcleos rurais, chácaras, granjas e sítios que estimulam o plantio de subsistência.

Vale destacar também que em relação à moradia, a cidade se desenvolveu muito nos últimos anos. Hoje há dezenas de condomínios de luxo e classe mais elevada por lá. Houve um forte incentivo e investimento de construtoras na região, o que fez com que o custo e procura aumentasse bastante.

Sobradinho é uma cidade grande com característica de cidade pequena. Os moradores amam viver lá e dificilmente se mudam. Se você mora nessa região, conta pra gente mais detalhes e divida as suas experiências.


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br