• Domingo, 29/11/2020
  • Brasília, C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

A história do Riacho Fundo II - De Brasília

O Riacho Fundo II é a Região Administrativa XXI e é considerada nova, pois foi criada em 1994 após dezenas de pessoas ficarem acampadas na região, á beira da pista, próximo ao Recanto das Emas.

A cidade surgiu por conta de uma necessidade de abrigar a população de algumas cooperativas habitacionais e, apesar de pequena, a região possui alguns atrativos naturais e importantes para a história de Brasília.

Nesse texto você vai conhecer um pouco mais sobre esses lugares e ficar por dentro da estrutura do Riacho Fundo II. Continue a leitura.


Localização, formação e área do Riacho

O Riacho fica localizado em uma área que pertence ao Riacho Fundo, onde o córrego de mesmo nome os divide. A região compõe uma área de 30 km² e cerca de 52 mil habitantes, segundo dados da Codeplan. 

Às margens da DF-001, também conhecida como EPTC, a Estrada Parque Contorno é uma importante via de saída de Brasília e também o liga à cidade vizinha do Recanto das Emas.

É dividido, geograficamente, em quadras e são elas: Norte, Central, Sul, Industrial e os Conglomerados Agrourbanos de Brasília, mais conhecidos como CAUB I e CAUB II.


Dados importantes da região

A região possui administração e serviços de segurança pública e conta também com a presença de escolas, postos de atendimento de saúde e postos policiais. 

Há 5 unidades de atendimento de saúde básica para os moradores da região e na parte da educação há 9 centros de ensino público, além de escolas, universidades e creches particulares.

O transporte mais usado pelos habitantes é o ônibus e a região não é contemplada com o metrô de Brasília, contudo oferece mais de 30 linhas de ônibus para suprir a necessidade dos moradores.


Outros dados importantes:

- a maior parte da população é de pessoas entre 40 e 59 anos;

- o tempo médio de moradia dos residentes é de 15 a 24 anos;

- cerca de 50% da população exerce atividade remunerada;

- há cerca de 15 mil domicílios urbanos;

- dia 06 de maio é a data de seu aniversário.


Escola Superior de Polícia Civil - ESPC

Essa é um importante empreendimento que existe no Riacho, trata-se da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal que faz parte da região desde o ano de 2011.

O seu nome antigo era Academia de Polícia Militar e este foi mudado em 2018 após um decreto. Atualmente, o centro de ensino a policiais é reconhecido nacional e internacionalmente, por conta da qualidade e da matriz curricular.

O local possui parcerias com renomadas instituições mundiais, como a CIA, o FBI e a INTERPOL. O principal objetivo dessas parcerias é promover a melhor qualidade na formação dos policiais federais e civis e torná-la uma referência em nosso país.


Cultura e lazer no Riacho

O Riacho Fundo II possui uma Associação de Cultura e Arte, a Acarf, que promove diversas atividades de lazer, cultura e arte pela cidade. Há também um estímulo em favor dos artistas da região.

Um destaque especial para as ONGs e trabalhos sociais na RA, que contribuem para o aumento do acesso à cultura e lazer.


Comida no Riacho

A alimentação do Riacho Fundo II é típica do Distrito Federal, recheada de lanchonetes e fast foods.

Na via principal você encontra várias opções para você se deliciar. Cachorro quente, pizza, peixe, espetinho e açaí são algumas das opções. O local também conta com o apoio de diversos mercados, mercearias e padarias. 

Engana-se quem pensa que as noites por lá não são movimentadas, há diversos bares e espaços de lazer onde você pode saborear um bom lanche, ouvir uma música e curtir com os amigos.


Tem algum ponto turístico no Riacho Fundo II?

Além da parte urbana, a cidade conta com áreas rurais, granjas, chácaras, córregos e trilhas conhecidas pelos moradores e ciclistas que frequentam a região. Muitos pontos e trilhas quase não são divulgados. 

Em sua redondeza também se encontram dois pontos de interesse e grande relevância para a história de Brasília, a Mesa JK e o Museu do Catetinho.


Mesa JK

A Mesa JK é uma importante representação da história de Brasília. Ela está localizada próxima à saída sul do DF através da BR-040, bem perto do Córrego Capão Preto.

O ponto histórico era utilizado pelo ex-presidente e idealizador de Brasília, Juscelino Kubitschek, junto a sua equipe e há relatos que lá ocorriam reuniões estratégicas na época da construção da nossa cidade.

Há rumores também de que esse local era usado para as reuniões secretas que precisavam de mais discrição e privacidade. 

O local fora esquecido por anos, porém os moradores do CAUB I o revitalizaram e desde então cuidam de sua preservação.

No local você encontra uma vegetação típica do cerrado com cachoeiras e piscinas naturais, vale a pena fazer uma visita, de preferência se for uma trilha.


Museu do Catetinho

O Museu do Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente JK na região do Distrito Federal. Ele foi construído em somente 10 dias com um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e também é conhecido como o Palácio de Tábuas.

Trata-se de uma construção simples e que abriga um pequeno museu que retrata momentos importantes da construção de Brasília. Os móveis presentes no local ainda são os mesmos da época da construção. 

Há diversas roupas, objetos e utensílios usados por Juscelino e sua família. Ele é preservado e mantido sob cuidado como um dos importantes acervos da história da capital. O ambiente é aconchegante e vale a pena ser visitado.

Também há diversas fotografias que ajudam a compor o cenário e o clima do museu. Se você estiver a passeio na capital, não deixe de dar uma passadinha por lá para conferir onde toda a história da cidade começou.

 

A cidade satélite do Riacho Fundo II, apesar de nova, carrega muita história e curiosidades da época da construção da capital, foi próximo a essa região que as primeiras famílias de Brasília se instalaram.

Você conhecia esses pontos do Riacho? Conhece algum outro ponto de interesse na cidade? Compartilhe com a gente aqui embaixo.


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br