• Quinta-Feira, 29/10/2020
  • Brasília, C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

A capital do rock - De Brasília


Foto: Wikipédia

Por isso, criei esse “túnel do tempo” para ilustrar melhor o surgimento dessas importantes bandas.

E esse texto irá te mostrar exatamente isso: A história das 4 bandas que ficaram famosas no Brasil e no mundo, são elas a Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Raimundos.

 

Legião Urbana

Essa banda tão cheia de história e significado surgiu no fim de 1982, em Brasília, inicialmente, composta pelo icônico Renato Russo juntamente com Eduardo Paraná (que hoje é Kadu Lambach), Paulo Guimarães (o Paulista) e Marcelo Bonfá.

No ano de 1983, dois integrantes deixaram a banda, Paulista e Paraná e Dado Villa-Lobos entrou para ficar na guitarra.

 A Legião Urbana lançou o seu primeiro álbum em 1985. "Geração Coca Cola", "Será" e "Ainda é cedo" também foram lançadas no mesmo ano.

A Revista Bizz, na época, elegeu Renato Russo como o melhor cantor do ano e, consequentemente, a Legião Urbana também foi a melhor banda.

No segundo álbum, as músicas foram aperfeiçoadas. "Quase sem querer", "Índios", "Tempo perdido" e "Metrópole" tornaram-se hits em todo o país.

O maior hit da banda foi "Eduardo e Mônica", que, como conhecemos a história, foi um casal muito apaixonado apesar de seus estilos diferentes.

Em 1987, saiu o terceiro álbum da banda e as faixas "Que país é este" e "Faroeste caboclo" foram os grandes sucessos desse álbum.

Em 1990, Renato Russo descobriu que era soropositivo, portador de HIV, o vírus que causa a AIDS.

Diagnosticado com essa terrível doença, o vocalista da Legião urbana, não aguentou as complicações renais e pulmonares e veio a falecer, em casa, no dia 11 de Outubro de 1996 aos 36 anos de idade.

Após isso, a Legião Urbana se manteve e criou algumas faixas exclusivas, porém não conseguiu muito sucesso e acabou por ser desfeita.

 

Capital Inicial

Em 1982, os irmãos Flávio Lemos, que ficava no baixo, e Fê Lemos, na bateria, começaram a plantar a sementinha que daria início a banda.

Dinho Ouro Preto assumiu o vocal em 1983 e o Capital Inicial começou com suas apresentações em palcos undergrounds do Brasil. No sudeste e no sul muitos começaram a conhecer três roqueiros da capital brasiliense.

Em 1984, após uma explosão de sucesso, o Capital assinou o primeiro contato e, em 1985, a banda mudou-se para São Paulo.

Em 1993, Dinho Ouro Preto decidiu sair da banda e para seguir carreira solo, o que causou muita chateação para os fãs.

No final dos anos 90, para comemorar os 20 anos de rock brasiliense e os 15 anos de banda, o grupo decidiu voltar a se reunir e caíram na estrada, com a formação que foi mantida por anos.

O Capital é uma das bandas mais importantes para o rock brasileiro e leva aos shows multidões que cantam todas as suas músicas do início ao fim.

 

Raimundos

Outra banda muito famosa e que começou na capital foi os Raimundos. É uma banda de punk rock hardcore, misturada com forró que surgiu em 1987.

O nome foi baseado na banda de maior influência para o grupo, os Ramones, e faz uma analogia com suas origens nordestinas.

É formada por Digão, na guitarra; Fred, na bateria; Canisso, no baixo e Rodolfo no vocal.

Em 1994 foi lançado o seu primeiro álbum, que revolucionou o rock nacional. Foi a primeira banda a conseguir o disco de ouro que possui um selo independente, da Banguela Records.

Em 1995 foi lançado o álbum "lavô tá novo", os grandes sucessores foram "I saw you saying" que de tanto vender, conquistou o disco de platina e o de metal "Eu quero ver o oco".

No fim de 1996, foi lançado um box que incluía VHS, CD e revistas em quadrinhos, especialmente para o natal,  recebeu o nome de Cesta Básica.

A parte que representa o Nordeste é reflexo das culturas familiares dos integrantes.

No início de 2001, Rodolfo decidiu deixar a banda após se converter ao evangelho.

 A banda até hoje leva centenas de fãs à loucura e permanece ativa em shows pelo Brasil e outros países.

 

Plebe Rude

A Plebe é uma banda de punk rock que surgiu em 7 de julho de 1981, formada originalmente por Philippe Seabra na guitarra, André Muller no baixo e Gutje no vocal e na bateria.

A primeira música gravada em CD foi “Pressão Social”, que foi criada na casa do Fê Lemos do Capital Inicial.

A Plebe Rude, em setembro de 1982, fez seu primeiro show em Patos de Minas e não no Distrito Federal onde a banda fora criada. Nessa mesma noite, a Legião Urbana também fazia sua primeira apresentação.

As duas bandas foram presas após as apresentações, pois algumas pessoas acharam suas músicas impróprias.

Segundo os próprios músicos, as músicas que mais incomodaram as autoridades foram "Música Urbana II" da Legião Urbana e “Voto Em Branco” da Plebe Rude.

Nesse mesmo ano, a Plebe Rude criou um média metragem que  lhe rendeu o prêmio de "Melhor Super 8 Experimental". Esse concurso foi promovido pela Universidade CEUB de Brasília.

Esse documentário conta a história da banda e possui a trilha sonora criada pelos próprios músicos. Nessa época, eles ensaiavam em uma sala no Brasília Rádio Center, onde a dividiam com a Legião Urbana.

Essa sala ficou conhecida como a famosa 2090. As músicas tinham como tema as incertezas políticas do país.

A Plebe continuou com o sucesso por vários anos e até hoje leva inúmeros fãs aos shows, inclusive com o lançamento de álbuns novos, sendo o mais recente lançado em dezembro de 2019.

 

Brasília não é apenas o berço do rock, diversas outras bandas e artistas de sucesso também nasceram na capital, tanto de rock quanto de outros estilos musicais.

Hungria, Natiruts, Tribo da Periferia, a vencedora do The Voice Ellen Oléria e Tiago Iorc são exemplos de sucesso que surgiram na capital federal.

A cidade de Brasília reúne diversos festivais musicais e casas de show que recebe grandes nomes da música nacional e internacional todos os meses.

O que você acha da importância de Brasília para o cenário do rock nacional?


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br