• Sexta-Feira, 18/09/2020
  • Brasília, 28º C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

A bucólica Brazlândia - De Brasília


Foto: Poço Azul / Tiec / CC BY-SA

Brazlândia é uma das Regiões Administrativas mais antigas de Brasília. Inicialmente fazia parte do Distrito de Luziânia e com o início da construção de Brasília, a cidade teve que se desmembrar para fazer parte da região demarcada para a nova capital. Atualmente reúne diversos agricultores e é famosa pelo cultivo de goiaba, tomate e morango, sendo a 3ª maior produtora de morango do Brasil. A história da cidade começou na década de 30, mas somente em 1964 se tornou a Região Administrativa IV do DF. A região recebe esse nome em homenagem à família Braz, uma das pioneiras.

Infraestrutura de Brazlândia

Com aproximadamente 475 km² e 53 mil habitantes, Brazlândia abriga uma imensa área rural e um centro urbano que reúne comércios e pontos de interesse e infraestrutura urbana. 

A região faz divisa com as demais RA’s do DF: Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Sobradinho II, e com os municípios goianos: Águas Lindas de Goiás e Padre Bernardo.

Em relação à educação, a região oferece mais de 35 pontos públicos entre escolas e jardim de infância, do ensino regular à educação para jovens e adultos, além de escolas, creches particulares e diversos cursos preparatórios.

Sobre saúde, há 8 unidades de atendimento básico e um Hospital Regional, além de hospitais, clínicas e consultórios particulares.

No quesito segurança pública, a região pode contar com o 7º Grupamento de Bombeiro Militar e o 11º Departamento de Polícia Civil e alguns postos policiais espalhados pela cidade.

O meio de transporte mais usado é o ônibus e há mais de 35 linhas que passam pela cidade. A maior parte da população que trabalha se dirige a outras regiões para tal.

Em relação à cultura, a cidade é considerada rural e as pessoas costumam ir a igrejas e se encontrar nas praças. 

Pontos de interesse em Brazlândia

Festa do Morango

Uma das festas mais conhecidas de Brasília, a Festa do Morango reúne centenas de pessoas todos os anos para degustar produtos à base de morango, ouvir música e confraternizar com os amigos e família.

Há diversas opções para se deliciar com a fruta e curtir momentos agradáveis na companhia dos entes queridos, com muita música e um clima acolhedor. 

O evento é gratuito e todos os anos reúne diversos shows para levar alegria às pessoas. A festa acontece sempre entre agosto e setembro. Se você ainda não participou, participe e encante-se!

Barragem do Rio Descoberto

A Represa do Descoberto foi um dos assuntos mais falados nos últimos anos em Brasília por conta da crise hídrica que assolou Brasília. Essa importante barragem foi construída no ano de 1974 com o objetivo de abastecer o Distrito Federal.

A barragem é responsável por 60% do abastecimento de água de Brasília e, atualmente, encontra-se em um nível bem alto, chegando a transbordar em janeiro de 2020.

Turismo ecológico

A região de Brazlândia é famosa por ser um destino ecológico no Distrito Federal. Ela reúne diversas trilhas, cachoeiras e florestas para os amantes da natureza, como a Chapada Imperial e o Poço Azul.

Poço Azul

O Poço Azul fica localizado em uma propriedade privada em Brazlândia e promove para as pessoas um conceito em alta no momento: o ecoturismo, o lazer e o contato com a natureza. 

O Poço Azul é uma enorme cavidade que foi formada pela força da água com o passar do tempo, assim surgiu este grande poço com água límpida e azulada.

Ainda há uma caverna inundada com corredeiras e cascatas com cerca de 8 metros de extensão e 7 metros de altura. É a região de cachoeiras mais conhecidas de Brasília.

Rua do Lago

Às margens do Espelho d’água, essa rua possui quiosques que servem bebidas e petiscos. Ela é frequentada por jovens, principalmente no fim de tarde e nas noites de sábado e domingo.

Santuário Menino Jesus de Praga

O local abriga uma imagem do Menino Jesus de Praga trazida do Convento das Irmãs do Menino Jesus, em Roma, e é muito frequentado pelos moradores até os dias de hoje.

Museu Artístico e Histórico de Brazlândia

O museu fica localizado na Rua do Lago. No local, artesãos expõem criações em madeira, tecido e em outros materiais. O local abriga também o Centro de Desenvolvimento ao Turismo (CDT).

Ponto mais alto de Brasília

Com cerca de 1350 metros de altitude, o Pico do Roncador é o ponto mais alto de Brasília e fica localizado na região de Brazlândia, é muito visitado por turistas e tem uma vista de tirar o fôlego. O acesso é pela via DF 220.

Gastronomia em Brazlândia

Confira alguns dos lugares mais famosos para se deliciar em Brazlândia.

Restaurante Sabor do Cheff

O cardápio desse restaurante é bastante recomendado para os amantes da culinária, por exemplo, o caldo que é muito saboroso e único. Quando for visitar este lugar, repare no ambiente acolhedor que ele oferece. 

Churrasquinho do Rodinho

O cardápio deste restaurante é especialmente elaborado para quem ama culinária. O ambiente caseiro é a principal característica de Churrasquinho do Rodinho. 

Restaurante do Neguinho

O Restaurante do Neguinho é uma boa parada que fica nas proximidades. Essa cozinha brasileira oferece uma autêntica e saborosa seleção de prato. Ah, aproveite a chance de experimentar um caldo daqueles!

Todos ficam muito satisfeitos com o serviço oferecido. O ambiente é descrito como muito tranquilo e aconchegante, de acordo com os clientes. 

E-studio Rock Pub

Depois de visitar o Santuário Menino Jesus, não deixe de passar este pub & bar. O cardápio do E-studio Rock Pub é muito recomendado. Com o ambiente caseiro, vários visitantes curtem o estilo desse lugar. 

Restaurante Cantina do Lago

Trata-se de uma cozinha espanhola onde é oferecido um autêntico e saboroso cardápio neste restaurante.

Bar Caminho de Casa

O cardápio deste Pub & Bar é recomendado para os amantes da culinária. O local é descrito como um ambiente calmo. 

Quem mora em Brazlândia não quer se mudar. A região é muito aconchegante e oferece tudo que é necessário para se viver em paz e com tranquilidade, sem muito luxo, mas com o essencial.


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br