bars

5 melhores parques de Brasília - De Brasília


Foto: Ilza Fujiyama - Parque nacional de Brasília / Vertedouro da Barragem de Santa Maria
Thanyeres Pammy Canaes 05/04/2021

Você conhece os melhores parques de Brasília? Sabe que eles são os principais pontos de contato com a natureza e também com os magníficos monumentos locais?

Pois isso é algo que muitos visitantes desconhecem e que faz com que os moradores tenham uma melhor qualidade de vida.

E não se engane, o DF é repleto de parques que são totalmente capazes de atender aos mais variados gostos.

E para lhe ajudar a descobrir quais são eles é que este post foi criado, contando com riqueza de detalhes sobre os cinco melhores parques de Brasília.

Então continue a leitura até o final e saiba mais sobre cada uma destas indicações!

Principais parques do DF

Como já mencionado, muita área verde e belas construções arquitetônicas são algumas das opções que moradores e visitantes buscam ao passear pela cidade.

Porém, é possível realizar diversas outras atividades, como caminhadas, trilhas, pedaladas ou até mesmo prática de esportes aquáticos.

Se você está em busca de paz, equilíbrio, relaxamento e contato com a natureza, veja nossas sugestões!

Dona Sarah Kubitschek - Parque da Cidade

Chamado carinhosamente de Parque da Cidade, o Dona Sarah Kubitschek é um dos maiores parques urbanos de todo o mundo, contando com um espaço de 4,2km quadrados.

Por possuir um paisagismo planejado, é possível encontrar por lá uma verdadeira vegetação exótica, além de uma gigantesca área de lazer aberta.

Dentre suas principais características estão a possibilidade de lazer e recreação, pois ele conta com uma estrutura que contempla quadras poliesportivas, lagos artificiais, parques de diversão, playgrounds e diversas outras atrações, descritas na lista a seguir:

- centro hípico;
- pistas para patinação, ciclismo e caminhada;
- kartódromo;
- bares e restaurantes;
- churrasqueiras.

Além disso, o parque conta ainda com a Praça Eduardo e Mônica, um monumento construído em homenagem ao vocalista do grupo Legião Urbana, Renato Russo.

Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília também é popularmente conhecido como Água Mineral e se trata de uma das maiores áreas de proteção e preservação do Cerrado.

Lá você irá encontrar diversas trilhas para caminhadas ou ciclismo, pontos que fornecem o melhor da contemplação da natureza, além de diversos cursos voltados para a educação ambiental.

Além disso, o parque está sempre promovendo exposições, em que você pode fazer visitas. Mas o melhor das atrações é a possibilidade de vislumbrar belas piscinas com águas correntes.

Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul

Agora, se você está em busca da apreciação de diferentes aves e plantas, deve conhecer o Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul.

Sua localização se dá em uma área tombada da cidade e por lá você encontra uma lagoa toda cercada por árvores, em meio a uma mata.

Além disso, o local conta com quiosques e pergolados, tudo para que você possa ter uma excelente vista da natureza.

E se você quiser aproveitar a pista de cooper, que conta com cerca de 2km, poderá visualizar também diversas árvores do bioma cerrado, as quais foram plantadas para compensações florestais.

Por fim, é possível utilizar suas quadras poliesportivas, as academias ao ar livre e também o ponto de encontro comunitário, tudo para que você consiga muita diversão.

Parque Ecológico Olhos d’Água

Com uma vasta biodiversidade, que contempla aves, peixes, anfíbios, répteis e invertebrados, o Olhos d’Água é um dos principais atrativos do DF.

Lá você poderá conhecer ainda uma rica flora e ver pequenos mamíferos, além da Lagoa do Sapo, que possui diversas nascentes.

Por possuir trilhas com boa pavimentação e áreas apropriadas para contemplação, o parque é capaz de oferecer uma excelente estrutura aos visitantes.

Ele conta ainda com um relógio solar e está sempre sendo palco de atrações culturais, como peças de teatro, shows musicais, etc.

Além disso, algumas práticas como Ioga, meditação e Tai chi chuan também podem ser feitas por lá.

Parque Ecológico Dom Bosco

Se você estiver passando pelo Lago Paranoá, próximo à Barragem, irá encontrar o Parque Ecológico Dom Bosco.

Este é um dos pontos preferidos pelos praticantes de skate, pois conta com um asfalto liso e uma rua inclinada.

Mas é possível encontrar por lá diversas outras atrações, como a oportunidade de fazer trilhas e apreciar belíssimas paisagens.

E aproveite para tirar fotografias próximo ao letreiro “eu amo Brasília!”, um dos principais pontos do local.

Algumas outras opções no DF

Bem, você já pôde conhecer os cinco melhores parques de Brasília, a fim de escolher o próximo a fazer uma visita.

No entanto, diversas outras opções de parques e outros pontos podem ser encontrados por lá, como é o caso do Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Vivencial do Lago Sul e Parque do Lago Norte.

E outros dois pontos que são plenamente capazes de promover um verdadeiro contato com a natureza, são o Jardim Botânico e o já mencionado Lago Paranoá.

Confira mais sobre cada um deles nos próximos tópicos.

Jardim Botânico

Com uma área total de aproximadamente 5 mil hectares, o Jardim Botânico de Brasília disponibiliza a maior parte deste terreno para pesquisas e preservação.

Apenas uma pequena parcela da área total, cerca de 500 metros, é liberada para visitação e contemplação por parte do público.

Lá você irá ver diversas trilhas cortando o cerrado, alamedas cercadas por pinheiros, orquidário e casa de chás, tudo para que seu passeio seja extremamente agradável.

Lago Paranoá

Muitos buscam conhecer os melhores parques de Brasília, porém fazer uma visita ao Lago Paranoá deve ser um dos itens de seu roteiro.

Ele possui uma extensão de aproximadamente 48km e cerca de 38 metros de profundidade nos locais mais fundos, ele é ponto imperdível!

Ao seu redor é possível encontrar diversos bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis, mas o que chama mais a atenção são as histórias e curiosidades que o lago tem a contar sobre a construção da capital brasileira.

Portanto, vale muito a pena dar uma conferida, caso você ainda não o conheça de perto!

 

Neste post você pôde conhecer, além dos cinco melhores parques de Brasília, duas outras grandes atrações que irão tirar seu fôlego!

Então, aproveite para montar seu roteiro e incluir estas sugestões, com certeza você terá muito contato com a natureza, ótimas paisagens para fotos e grandes oportunidades de relaxar e respirar um ar puro!

Boa visitação!