Brasília, a capital do Brasil, é rica em cultura, curiosidade e muita história, desde antes de sua construção. Nesse artigo você vai encontrar algumas curiosidades para que possa conhecer um pouquinho mais sobre a capital do nosso país.
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Brasília, a capital do Brasil, é rica em cultura, curiosidade e muita história, desde antes de sua construção. Nesse artigo você vai encontrar algumas curiosidades para que possa conhecer um pouquinho mais sobre a capital do nosso país.
1 - Construção de Brasília
Brasília foi construída em meados dos anos 60, porém essa possibilidade já havia sido mencionada séculos atrás. A primeira vez por Marquês de Pombal em 1761, importante figura histórica do nosso país. Ele administrava as finanças da Coroa Portuguesa e sugeriu que a capital do Brasil fosse estabelecida no interior do país como medida de segurança.
2 - Quem escolheu o nome Brasília?
O nome Brasília foi sugerido dezenas de anos antes de se decidir, de fato, criar a nova capital. A história relata um momento importante para a decisão do nome Brasília.
Foi em 1823 que José Bonifácio de Andrada e Silva, político brasileiro e conhecido como o "Patriarca da Independência", mencionou esse nome para a futura capital do Brasil.
3 - Lago Paranoá: entretenimento ou necessidade?
O Lago Paranoá foi criado para levar beleza e lazer para a população de Brasília. Muito se diz sobre a criação do Lago Paranoá, principalmente na escola, o curioso é que a maioria dos dizeres está equivocada. O Lago Paranoá foi projetado e construído para o entretenimento dos moradores.
Esse assunto inclusive já foi cobrado em alguns concursos públicos na capital e surpreendeu a maioria dos candidatos, pois já se ouviu diversas vezes que o Lago fora criado por conta do clima seco e etc.
4 – A maior parte da população de Brasília vem de onde?
Muito se fala sobre Brasília ser uma mistura cultural e acolher pessoas de todas as regiões do Brasil e do mundo, provavelmente você já ouviu essa afirmação diversas vezes e isso é verdade.
Brasília recebe centenas de migrantes todos os meses. Esse fenômeno pode ser explicado pelo fato de ser a capital federal, pois ela é o centro dos poderes executivo, legislativo e judiciário e gera uma enorme demanda de trabalhadores públicos e privados. Os públicos são os que prestam concurso ou são nomeados. E os privados são os cargos indiretos como restaurantes, serviços gerais, hotéis e turismo.
Há presença marcante de outras regiões e por muitos anos os migrantes foram a maioria no DF, mas vou te contar três curiosidades sobre esse assunto:
- Hoje a maior parte da população é nascida no próprio Distrito Federal;
- Após os nascidos no próprio DF, os mineiros estão em segundo lugar como o Estado que mais envia migrantes;
- E falando de região, é o Nordeste que mais está presente no DF.
Interessante, não?
5 - A famosa ponte JK
A Ponte Juscelino Kubitschek é a terceira ponte do Lago Paranoá e foi inaugurada em 2002 e liga o Lago Sul à parte central de Brasília.
A ponte JK foi projetada pelo arquiteto Alexandre Chan que ganhou o prêmio internacional em 2003: a Medalha Gustav Lindenthal, concedida pela Sociedade de Engenheiros do Estado da Pensilvânia.
O seu formato é semelhante às belas ondas do lago. Por causa desse prêmio, a ponte ficou conhecida como a ponte mais bela do mundo.
6 – Área de Proteção Ambiental
Você sabia que todo o território do Distrito Federal é considerado Área de Proteção Ambiental? São as famosas APAs. Esse fato ocorre porque na região há inúmeras áreas importantes para o Brasil e para a América do Sul. Nascentes, mananciais, bacias e cabeceiras de importantes rios passam ou nascem na região. Além das diversas áreas de conservação ambiental, reservas e proteção do cerrado. Carinhosamente, o território do DF é chamado de “Coração do Brasil”.
7 - Primeira construção de Alvenaria de Brasília
A Igreja ou Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Quadra 308 Sul, foi a primeira construção de alvenaria do DF. A igreja foi projetada por Oscar Niemeyer e o projeto estrutural é de Joaquim Cardozo. A sua arquitetura relembra a um chapéu de freiras. Em sua decoração encontram-se azulejos de Athos Bulcão.
Ela foi construída em tempo recorde, 100 dias, para pagar uma promessa feita pela então primeira dama, Sara Kubitschek, para curar a sua filha.
8 - Catedral Metropolitana
A Catedral de Brasília na verdade se chama Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e tem duas curiosidades.
A primeira é que uma pessoa posicionada a metros de você consegue te escutar com clareza, desde que você fale perto de uma das laterais curvas das paredes.
A segunda é que a Catedral faz referência ao número “4”, são alguns espalhados em sua área, como os 4 apóstolos, os 4 sinos e dizem que são 4 anjos: os 3 suspensos mais 1 Anjo da Guarda.
9 - O que é candango?
Candango é como se chama aqueles que construíram Brasília, os primeiros migrantes. A sua maioria vinda do Nordeste e Minas Gerais.
Há um monumento na Praça dos Três Poderes, em sua homenagem: Os Guerreiros. O Festival de Cinema de Brasília adotou o nome “Candango” para o troféu concedido aos ganhadores.
10 - Avião ou Borboleta?
A região central de Brasília possui o formato de avião e isso é bem claro quando visto de cima, é possível enxergar com clareza o formato de avião.
Muita gente conhece essa informação, porém o que poucos sabem é que no projeto inicial o arquiteto que planejou a cidade, o renomado Lúcio Costa, tinha na verdade a ideia de que a cidade tivesse o formato de uma borboleta.
11 – Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade
Você sabia que Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO? Seus mais de 112,25 km² fizeram da cidade a maior área tombada em todo o planeta. Um reconhecimento mais que merecido pela sua arquitetura moderna.
12 – Regiões Administrativas mais antigas do Distrito Federal
A cidade de Planaltina e Brazlândia são mais antigas que Brasília. Planaltina foi criada em 1859 e fazia parte do município de Formosa. É a mais antiga das regiões administrativas do DF. Em Planaltina também está localizada a Pedra Fundamental de Brasília, fincada em 1922.
Brazlândia é a segunda Região Administrativa mais antiga do DF e foi fundada em 1933, como um dos Distritos de Santa Luzia, que atualmente é conhecida como Luziânia.
13 - Dados importantes sobre o Distrito Federal e Brasília
Brasília é a terceira cidade mais populosa do país, com aproximadamente 3 milhões de habitantes. O Distrito Federal apresenta o maior PIB per capita do Brasil e está em constante desenvolvimento. O setor mais importante da economia é o de serviços, pela presença marcante dos postos de serviço público.
Muitas novidades sobre Brasília, não? Mesmo sendo uma cidade relativamente nova, a capital é recheada de história e curiosidades. O que fora mencionado aqui é apenas uma parte de tudo isso. Encante-se por Brasília, navegue pela sua história e descubra o que ela tem de melhor a oferecer.