bars

Na contramão da crise, empreendedor encontra fórmula para crescer - Release


Foto: Paulo Henryke Diaz
JC Comunicação 07/04/2021

Pandemia levou empreendedores a investir em redes sociais e no aprimoramento de produtos; por outro lado, 75 mil empreendimentos fecharam as portas no país em um ano

Enquanto 75 mil estabelecimentos comerciais fecharam as portas em todo o país desde março do ano passado, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ainda há casos de empresários como do fotógrafo Paulo Henryke Diaz, mais conhecido como PhD, que enxergaram as novas demandas do mercado e viram o faturamento crescer durante a pandemia.

PhD iniciou sua carreira fotográfica em 2007. Formado em Jornalismo, se especializou em fotografia de moda apesar de ter experiência em diversas áreas da fotografia. Trabalhou no ano de 2019 em um jornal do Estado como repórter fotográfico.  Atualmente estuda cinema e é proprietário do Estúdio PhD Fotografia (@phdfotografia), no qual influencia a fotografia de moda em Goiânia e São Paulo. Além de ter várias experiências fotográficas com celebridades como; Andressa Suita, Juju Salimeni, Rafa Kaliaman, Gracyane Barbosa e muito mais.

Para se reinventar na crise causada pela pandemia do novo Coronavírus, PhD colocou a criatividade em prática e fez investimentos para melhorar seu estúdio fotográfico e equipamentos. E atualmente faz cerca de 40 ensaios fotográficos por mês, e conta com um funcionário e vários prestadores de serviço como; designer, social mídia e maquiador. "percebi um aumento de 200% ou mais no faturamento mensal depois da pandemia", contou.

Transformações digitais X oportunidades para fotógrafos
O velho ditado que diz  'uma imagem vale mais do que mil palavras' se tornou ainda mais verdadeiro no mundo digital. A imagem perfeita é buscada tanto por consumidores, influenciadores digitais e até empresas em suas exposições nas mídias sociais e, consequentemente, serviços de fotógrafos estão cada vez mais buscados. "A fotografia e o marketing digital cresceram muito no mercado, pois nessa pandemia passei a criar mais conteúdos para alavancar as vendas de diversas marcas e produtos", ressaltou PhD.

Em tempos que grande parte das pessoas cria e distribuem fotos nas suas mídias sociais, a verdadeira fotografia exige olhar artístico e técnica apurada, e tem um alto valor comercial agregado. Além de muita criatividade, saber manejar o equipamento, criar um jogo de luzes e sombras, escolher os melhores ângulos e diversos outros fatores são responsáveis para que alguns profissionais se destaquem nas mais diversas áreas de distribuição. Exposições em galerias são totalmente dedicadas às fotografias, repórteres especializados em fotojornalismo são muito valorizados e há profissionais que vendem seus trabalhos para bancos de imagens publicitárias, entre inúmeras outras oportunidades.

Influenciadores digitais: A expressão "fotógrafos para seguir no Instagram" é a mais buscada no interesse por fotógrafos e a expressão "fotógrafos para se inspirar" é a 3ª mais buscada. O público de interessados por técnicas de fotografia cresce mais a cada dia. Dar aulas, compartilhar dicas e montar um público seguidor pode ser um bom negócio para fotógrafos já experientes ou especializados em algum nicho. Vender cursos, monetizar vídeos e merchandising são as práticas mais comuns.