07/02/2024 às 20:30

Unidade Móvel do Hemocentro completa um ano com cerca de 5 mil beneficiados

Para celebrar, haverá, nesta quinta (8), uma coleta externa na Administração Regional da Candangolândia, das 9h às 16h. O evento contará com apresentações de blocos carnavalescos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Lançada em fevereiro de 2023, a Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) completa um ano nesta quinta-feira (8) com mais de 1.248 bolsas de sangue coletadas. Revertido em hemocomponentes, o valor equivale a cerca de 5 mil unidades transfundidas a pacientes de todo o Distrito Federal.

Para celebrar o aniversário de um ano de operação da Unidade Móvel, o Hemocentro de Brasília realizará, nesta quinta (8), uma coleta externa na Administração Regional da Candangolândia, das 9h às 16h. Além do atendimento a doadores, o evento contará com apresentações dos blocos Raparigueiros e Arraxxta pra Cima e surpresas a quem for doar fantasiado, já em clima de Carnaval.

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue completa um ano nesta quinta (8) com mais de 1.248 bolsas de sangue coletadas, o que equivale a cerca de 5 mil unidades transfundidas a pacientes | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Estamos muito satisfeitos com o impacto positivo que a Unidade Móvel teve no primeiro ano de operação. Nossa sincera gratidão aos parceiros e, principalmente, aos doadores de sangue, cujo apoio tem sido fundamental para salvar vidas em todo o Distrito Federal”, ressalta o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

Nas 24 coletas externas realizadas, 14 regiões administrativas foram atendidas, entre as quais Águas Claras, Arniqueira, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará II, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Sobradinho II e Taguatinga.

Unidade móvel

A instituição interessada em receber a Unidade Móvel deve entrar em contato com a Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores (Gcro) do Hemocentro com a antecedência de pelo menos 30 dias da data programada para a coleta externa | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue da FHB é um serviço disponibilizado para atender a doadores de sangue de diferentes regiões do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do Hemocentro em um ônibus adaptado e equipado para receber os voluntários.

A instituição interessada em agendar o serviço deve entrar em contato com a Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores (Gcro) do Hemocentro pelo WhatsApp (61) 99136-2495, pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447 ou pelo e-mail hemocentro@fhb.df.gov.br. O contato deverá ser feito com a antecedência de pelo menos 30 dias da data programada para a coleta externa.

Após a solicitação, um servidor do Hemocentro entrará em contato para agendar uma visita técnica ao local. Verificada a viabilidade de realização do serviço, será firmado um termo de compromisso.

Serviço
Comemoração de aniversário da Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília
Local: Administração Regional da Candangolândia – QRO Área Especial 1
Horário: das 9h às 16h

*Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília