18/08/2023 às 20:29

Uniformes de seguranças do Metrô-DF terão câmeras

Aviso de licitação para contratação de empresa inclui os serviços de estação de dados para carregamento, gravação, armazenamento, gestão e transmissão de imagens captadas durante as atividades operacionais nas estações da companhia

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou aviso de licitação para contratação de empresa especializada no fornecimento de câmeras de corpo para uso no uniforme dos empregados do Corpo de Segurança Operacional da companhia.

[Olho texto=”“As câmeras também demonstram que a companhia tem compromisso com a transparência das atuações realizadas pelo Corpo de Segurança Operacional, garantindo que elas sejam feitas de forma regular e legal, e que as eventuais apurações de condutas sejam mais efetivas e rápidas”” assinatura=”Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além de fornecer as câmeras, a licitação inclui os serviços de estação de dados para carregamento, gravação, armazenamento, gestão e transmissão de imagens captadas durante as atividades operacionais nas estações da companhia.

Os equipamentos que serão adquiridos têm como objetivo ser mais uma ferramenta de monitoramento e proteção aos usuários do sistema e dos agentes públicos, como representantes da Companhia.

As câmeras de corpo servem como uma ferramenta ostensiva para inibir as ações ilícitas, além de preservar a integridade física de todos. “As câmeras também demonstram que a companhia tem compromisso com a transparência das atuações realizadas pelo Corpo de Segurança Operacional, garantindo que elas sejam feitas de forma regular e legal, e que as eventuais apurações de condutas sejam mais efetivas e rápidas”, defende o presidente da companhia, Handerson Cabral.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O valor estimado da contratação é sigiloso, em obediência aos arts. 34 da Lei nº 13.303/2016 e 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF. Os recursos serão provenientes de emenda parlamentar, destinada pelo deputado distrital Max Maciel.

O Metrô-DF pode ser o primeiro ente do Distrito Federal a adotar o equipamento para o serviço de segurança, itens que já são utilizados em outros estados. Atualmente,
o efetivo operacional da segurança do Metrô-DF conta com 219 empregados.