28/09/2023 às 20:41

Programa Ginástica nas Quadras reúne 1,8 mil pessoas no Taguaparque

Evento da Secretaria de Educação teve alongamento, aulão de dança e banho de mangueira, entre outras atividades

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) reuniu na manhã desta quinta-feira (28) cerca de 1.800 pessoas do Programa Escola Comunidade Ginástica nas Quadras (PGinQ) para uma grande aula de atividade física ao ar livre. O evento ocorreu no estacionamento do Taguaparque e contou com a presença de alunos do PGinQ de diversas regionais de ensino.

A abertura teve a presença de autoridades e de representantes da secretaria. Em seguida, houve alongamento com os professores, caminhada e a manhã foi finalizada com um aulão de dança e banho de mangueira para refrescar o calor.

Hélvia Paranaguá: “O programa incentiva, também, sociabilidade, contribuindo para o fortalecimento das comunidades | Fotos: André Amendoeira/ SEEDF

 

A Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que participou do encontro, destacou que o evento significa o fortalecimento do programa. “Cada vez mais, o programa Ginástica nas Quadras, ofertado pelos profissionais de educação física, incentiva a saúde, de forma gratuita e com qualidade. O programa incentiva, também, sociabilidade, contribuindo para o fortalecimento das comunidades”, pontuou.

Uma das participantes mais antigas do PGinQ, Marluce de Mendonça Vasconcelos Almado, 80 anos, é professora aposentada da Secretaria de Educação. Ela conta, emocionada, que está no programa desde o início. “Esse programa significa saúde, vida, saúde física e mental. Eu participo de um grupo coeso, frequente e fraterno. Eu só tenho a agradecer, pois participar do Ginástica nas Quadras é a razão de eu estar com 80 anos sem doenças, como osteoporose, por exemplo”, comentou.

Marluce de Mendonça e a amiga Cândida Vilela de Lima enaltecem o que o programa leva de bom à qualidade de vida delas

Cândida Vilela, 66, participante no PGinQ, desde 2004, conta que do que ela mais gosta no programa é o convívio com os amigos: “Eu tenho uma saúde ótima, participo de um grupo muito amigo e essa socialização faz toda diferença em nossa vida, nessa idade que estamos.”

O evento contou, ainda, com a participação de parceiros que ofertaram serviços de atendimentos sociais, como fisioterapia, aferição de pressão e glicemia, atendimento odontológico, teste de HPV e exames oftalmológicos, além da presença de expositores de artesanato.

Programa Ginástica nas Quadras

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Programa Ginástica nas Quadras é realizado desde o fim da década de 1980, por professores de educação física da SEE-DF, e tem como objetivo levar saúde ao público, por meio de atividades físicas, de modo a evitar doenças ligadas ao sedentarismo. São oferecidas diversas modalidades como natação, hidroginástica, ginástica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras. As atividades são praticadas dentro das unidades escolares ou nos espaços públicos próximos às escolas.

O PGinQ é acompanhado pela Gerência de Desportos, vinculada à Subsecretaria de Educação Básica, e se consolidou como uma das principais políticas públicas da SEE-DF.

Atualmente, 12 coordenações regionais de ensino (CREs) atendem estudantes e a comunidade escolar a partir dos 15 anos de idade, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para participar, é preciso apresentar atestado médico para a prática de atividades físicas em uma das CREs participantes (Ceilândia, Taguatinga, Gama, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Guará, Plano Piloto, Santa Maria, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho).

*Com informações da Secretaria de Educação