18/09/2023 às 20:35, atualizado em 18/09/2023 às 22:08

Pratos do concurso Sabor de Escola recebem aprovação dos alunos do Paranoá

Estudantes compõem o júri especial para degustação e avaliação das receitas

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A etapa regional do concurso Sabor de Escola chegou ao Paranoá nesta segunda-feira (18). No evento anual que enaltece a culinária nas escolas públicas do Distrito Federal, estudantes fazem parte do time de jurados nas coordenações regionais de ensino, que degustam e avaliam os pratos criados pelas merendeiras.

O Sabor de Escola, que reconhece as habilidades culinárias das merendeiras que nutrem os estudantes diariamente, está oferecendo uma experiência única para os alunos. Eles avaliam os pratos com base em critérios como sabor, apresentação, criatividade e valor nutricional. As opiniões deles desempenham um papel crucial na determinação dos vencedores de cada etapa do concurso.

Pablo Kauã, do CED 01, adorou a experiência de avaliar os pratos: “Comigo não tem tempo ruim para comida” | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

Estar entre os jurados é motivo de muita alegria para o estudante do Centro Educacional (CED) 01, do Itapoã, Pablo Kauã, 13 anos. O jovem precisou chegar mais cedo à escola na manhã desta segunda-feira, mas por uma boa razão. “Eu adoro comer. Comigo não tem tempo ruim para comida”, brinca. “Foi uma experiência única poder ter participado. O que eu mais gostei de provar foi mousse de morango”, acrescentou Pablo, sem dar spoiler da avaliação.

A estudante Maria Júlia, 14, também do CED 01 do Itapoã, aprovou a ideia de colocar os alunos como parte do júri responsável por avaliar os pratos. “Eu me senti muito importante em ter participado, pois somos nós, estudantes, que comemos a comida que é oferecida na escola”, conta Maria Júlia. “Os meus pratos preferidos do dia foram mousse de morango e a paleta suína ao molho ferrugem”, completa.

[Olho texto=”O concurso não apenas oferece aos estudantes uma oportunidade de saborear e avaliar a comida escolar, mas também promove um ambiente de respeito e valorização das merendeiras e das habilidades culinárias delas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O concurso não apenas oferece aos estudantes uma oportunidade de saborear e avaliar a comida escolar, mas também promove um ambiente de respeito e valorização das merendeiras e das habilidades culinárias delas. A participação ativa dos alunos reforça a ligação entre a comunidade escolar e nutre um apreço pela culinária saudável e saborosa.

A merendeira Tatiana Santos, que preparou uma panqueca de batata-doce, ressalta que “todos os alimentos que preparamos são feitos com amor e escolhemos as melhores opções para dar um ‘tchan’ nos pratos que servimos aos estudantes”.

Etapa Paranoá

Cozinheiros estiveram à frente da cozinha na elaboração de pratos como o estrogonofe com salada

Ao todo, 24 merendeiras e merendeiros estão da disputa para classificação para a semifinal do concurso Sabor de Escola pelo Paranoá. De manhã, seis cozinheiros estiveram à frente da cozinha na elaboração de estrogonofe ao molho de cenoura; lasanha de pão; porquinho da vovó; paleta suína ao molho ferrugem; polenta de frango e mousse de morango.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na parte da tarde, mais sete competidores participaram com as seguintes propostas: macarronoff; estrogonofe de frango com salada tropical; panqueca de batata-doce com carne moída; feijão tropeiro com paleta suína; macarrão de forno com almôndegas; arroz com cenoura e açafrão; kafta e vinagrete; e frango gratinado com arroz de brócolis.

A etapa regional termina nesta terça (19) pela manhã, após a participação de mais participantes. Os jurados vão escolher dois representantes, que automaticamente serão classificados para a semifinal do concurso.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF)

Pratos do concurso Sabor de Escola recebem aprovação dos alunos do Paranoá