08/04/2023 às 18:32, atualizado em 09/04/2023 às 16:55

Planaltina é a segunda RA a receber diagnóstico urbano da Seduh

Levantamento, que faz parte do Plano de Intervenção Urbana, também foi feito em Santa Maria

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Planaltina foi a segunda região administrativa a receber neste mês a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para discutir o planejamento urbano local. Em reunião na sede da administração regional, na última quarta-feira (5), a Seduh apresentou aos participantes um diagnóstico do Plano de Intervenção Urbana (PIU) elaborado pela pasta para detectar os principais desafios encontrados em Planaltina.

Durante a reunião em Planaltina, os principais desafios da região foram pontuados no Plano de Intervenção Urbana (PIU) elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação | Fotos: Divulgação/Seduh-DF

O PIU trata de três pontos principais: a ocupação de área pública, a exemplo dos puxadinhos de comércios; o estudo de intervenção viária; e a dinamização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), para permitir o desenvolvimento econômico do local.

Para colocar o plano em prática, durante cinco meses a equipe técnica da Seduh fez um levantamento completo em Planaltina. Entre os principais problemas detectados, é possível destacar a falta de acessibilidade para pedestres e cadeirantes, a ocupação desordenada de calçadas e becos, cercamento de áreas públicas, estacionamentos irregulares, lotes institucionais desocupados e prédios acima da altura permitida pela Luos.

“Agora é a hora para estudarmos Planaltina e verificar o que é possível fazer para melhorar a cidade”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh, Andrea Mendonça. “Estamos avaliando o que é necessário fazer de adequação nas normas de uso e ocupação do solo para realizar ajustes na Luos, além de outras ações para resolver os problemas da RA”, ressaltou.

O objetivo é apresentar o diagnóstico à equipe da Administração Regional de Planaltina para verificar se o levantamento corresponde com as reais demandas da cidade e também para que a equipe possa complementar com suas sugestões.

Para o administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, a colaboração com a Seduh só tem a beneficiar a população que lida todo dia com os principais desafios da região. “Essa reunião é muito importante para consolidar nosso trabalho e oferecer à população uma Planaltina melhor, com mais planejamento urbano”, pontuou.

Principais desafios de Santa Maria

A primeira RA que recebeu a visita da equipe técnica da Seduh foi Santa Maria. As equipes da secretaria e da administração regional local se reuniram na última terça-feira (4) para discutirem o planejamento urbano da RA.

A Seduh apresentou aos participantes um diagnóstico do Plano de Intervenção Urbana elaborado pela pasta para detectar os principais desafios encontrados em Santa Maria

Do mesmo modo que ocorreu com Planaltina, durante quatro meses a equipe técnica da Seduh fez um levantamento completo em Santa Maria. Entre os principais pontos avaliados, é possível destacar a necessidade de novos estacionamentos, melhorar a acessibilidade de pedestres e cadeirantes nas calçadas, a ocupação desordenada de áreas públicas e a requalificação de espaços subaproveitados, como praças.

“A primeira etapa do PIU é essa, que chamamos de diagnóstico. Levantamos todos os processos de Santa Maria, mapeamos os que eram solicitação de revisão da Luos, intervenção no sistema viário e ocupação de área pública. Então, a equipe veio in loco e fez vistorias na região para verificar o que estava em desconformidade com a legislação urbanística”, explicou Andrea Mendonça.

Para o administrador regional de Santa Maria, Josiel França, a visita da Seduh na RA é de extrema importância para detectarem juntos os principais desafios urbanos enfrentados pelos moradores. “Essa reunião só veio acrescentar ao nosso trabalho, para melhorar o atendimento que fazemos à população de Santa Maria”, destacou.

Prazos

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades, em ambos os casos, a ideia é apresentar o diagnóstico à equipe da administração regional para verificar se o levantamento corresponde com as reais demandas da cidade e também para que possam complementar com suas sugestões. A expectativa é que ainda neste mês de abril as administrações regionais de Planaltina e de Santa Maria entreguem na sede da Seduh os diagnósticos com as suas contribuições.

Logo após, um questionário será feito com a população de cada RA para que os moradores apontem o que pode melhorar na região. Depois disso, a Seduh e cada uma das administrações regionais vão elaborar uma proposta conjunta para apresentar novamente à comunidade, em audiência pública.

A previsão é de que cada etapa do Plano de Intervenção Urbana possa ser aprovada de forma independente. Até o momento, também há estudos elaborados para Taguatinga, Guará, SIA e Lago Sul.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento de Urbano e Habitação