22/09/2023 às 19:58, atualizado em 22/09/2023 às 20:56

Merendeiras mostram criatividade com frutos e ingredientes do Cerrado

As duas vencedoras de Planaltina que passaram para a semifinal do concurso Sabor de Escola utilizaram abacaxi, maracujá e mandioca

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A merendeira Mar-Lucy Pereira do CEF Saúde de Planaltina, uma das participantes da segunda edição do concurso Sabor de Escola, promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), surpreendeu a todos com sua receita. Ela preparou uma carne suína com um molho de maracujá com adicional de abacaxi, que encantou os paladares dos jurados. A candidata foi uma das selecionadas para representar a região de Planaltina na semifinal. A classificação de duas merendeiras da Regional de Ensino aconteceu na tarde desta sexta-feira (22).

O concurso Sabor de Escola não apenas promove a criatividade culinária, mas também valoriza a cultura e os ingredientes regionais | Fotos: Divulgação/SEE-DF

“Os frutos do Cerrado são de extrema importância na merenda dos alunos. Além de serem ricos em proteínas e vitaminas, nós conseguimos explorar o alimento que, às vezes, muitos desses estudantes não tem o privilégio de comer”, explica Mar-Lucy.

Outra concorrente que também foi classificada para a semifinal da competição, Ana Paula Cardoso, não ficou para trás. Ela levou até os pratos dos jurados um rocambole de carne acompanhado do purê de mandioca, que, segundo a candidata, foi uma opção fundamental para conquistar a aprovação da plateia e também dos avaliadores.

“É uma oportunidade incrível de mostrar nossa criatividade e também de valorizar os sabores da nossa região. O Cerrado tem uma riqueza de ingredientes que muitas vezes são subestimados, e eu quis mostrar que podemos fazer pratos deliciosos com eles”, destaca.

Dois dias de competição

O primeiro dia de competição da etapa de Planaltina foi na manhã da quinta-feira (21), e contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria de Educação, Isaías Aparecido, que incentivou as participantes. “Vocês já são mais que vencedoras. Nossos profissionais merecem ser valorizados. Eles fazem isso com muito amor, dedicação, carinho e a Secretaria de Educação vem avançando todos os dias na qualidade e na preparação da alimentação escolar. São mais de 590 mil refeições servidas por dia”, afirma.

A classificação de duas merendeiras da regional de ensino aconteceu na tarde desta sexta-feira (22)

O Concurso Sabor de Escola não apenas promove a criatividade culinária, mas também valoriza a cultura e os ingredientes regionais. Durante os dois dias de competição, as 28 merendeiras que participaram da etapa de Planaltina, verdadeiras artistas da cozinha escolar, demonstraram como a alimentação nas escolas pode ser saborosa e nutritiva ao mesmo tempo.

Uma das talentosas chefs de cozinha, Rosilane Batista, que conquistou o segundo lugar na primeira edição do concurso Sabor de Escola, relembrou como foi a experiência vivida no ano passado. Para ela, a competição não é apenas sobre ganhar, mas sobre celebrar a paixão pela culinária e servir refeições deliciosas às crianças da escola.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Apesar de não ter levado o título de campeã e nem me classificado para a próxima etapa desta vez, a oportunidade de participar já me fez sentir como uma vencedora. É muito importante a merenda escolar não apenas para nutrição, mas também como uma experiência saborosa que enriquece a vida dos alunos”, disse.

Com sabores autênticos do Cerrado e abordagens inovadoras na mesa, as classificações do concurso Sabor de Escola continuam até o dia 26 de outubro nas próximas Regionais de Ensino que faltam receber a seletiva.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF)