18/06/2023 às 12:40

Inscrições para educação profissional e tecnológica começam na terça (20)

São mais de 5,5 mil vagas disponíveis; interessados podem se inscrever no site da SEE

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na próxima terça (20), a Secretaria de Educação (SEE) abre, em seu site, as inscrições para mais de 5,5 mil vagas dos cursos de educação profissional técnica de nível médio e qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância. Interessados poderão se inscrever até 5 de julho.

A oferta é para os centros de educação profissional de Brazlândia, Ceilândia, Guará, Planaltina, Plano Piloto e Taguatinga, bem como para o Centro Educacional 02 do Cruzeiro, Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) e Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep-EaD).

A Escola Técnica de Ceilândia é uma das unidades que oferecem vagas | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os cursos estão distribuídos em diferentes eixos tecnológicos, como informática, computação gráfica, telecomunicação, eletrotécnica e administração, entre outros. O candidato poderá inscrever-se em apenas uma unidade, curso, turno e um tipo de vaga, conforme prevê o edital.

Para inscrever-se nos cursos, as condições são estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental (qualificação profissional), o ensino médio ou o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA – cursos técnicos de nível médio).

O CPF informado no ato da inscrição deverá, obrigatoriamente, ser de pessoa que concorrerá à vaga. Após confirmação, as alterações somente poderão ser feitas por meio do e-mail cadastrado pelo candidato.

Sorteio

A seleção das vagas será realizada por sorteio eletrônico, estando o resultado previsto para ser divulgado em 7 de julho, no site da SEE. O sorteio para os candidatos inscritos nas vagas destinadas às pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista (TEA) será feito separadamente, por meio eletrônico, na mesma data, horário e local do sorteio geral.

Após o sorteio e a ocupação das vagas disponíveis em primeira chamada, os candidatos excedentes poderão compor as remanescentes em segunda chamada ou até o preenchimento total das vagas, conforme ordem de classificação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Matrícula

A matrícula do candidato contemplado na primeira chamada, dentro do número de vagas, será feita presencialmente no período de 10 a 13 de julho, na escola indicada no ato da inscrição. 

O candidato deverá apresentar original e cópia de carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (declaração da instituição, histórico escolar ou diploma). Também são exigidas duas fotos 3×4.

Para os candidatos com deficiência, além desses documentos, é preciso apresentar um laudo médico atualizado (emitido nos últimos 12 meses) e cópia simples, atestando tipo e grau de deficiência. Para os candidatos com TEA, o laudo médico possui prazo de validade indeterminado.

Confira, abaixo, as unidades escolares com vagas abertas.

? Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília (CEP-ETB)
? Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEP-EMB)
? Centro de Educação Profissional – Escola Técnica do Guará Professora Tereza Ondina Maltese (CEP-ETG)
? Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep-EaD)
? Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia (CEP-ETC)
? Centro de Educação Profissional – Escola Técnica Deputado Juarezão (CEP-ETDJ)
? Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Planaltina (CEP-ETP)
? Centro de Educação Profissional – Escola de Sabores Oscar (CEP-ESO)
? Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas)
? Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02 Cruzeiro)

*Com informações da Secretaria de Educação