03/07/2023 às 19:28

GDF mantém alojamentos emergenciais para pessoas em situação de rua

Unidades montadas emergencialmente funcionarão, em princípio, até sexta-feira (7)

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) optou pela permanência dos alojamentos emergenciais para pessoas em situação de rua se protegerem do frio. A ação ocorre em dois locais: Ginásio Bezerrinho (Gama) e na Escola do Parque da Cidade (Proem), na Quadra 909 da Asa Sul.

A atuação está prevista para até a manhã de sexta-feira (7), com possibilidade de ser prorrogada, caso o frio perdure por mais tempo. O horário de funcionamento é das 19h às 7h. A ideia é desmobilizar gradativamente essas estruturas à medida que as temperaturas voltarem a subir.

Alojamentos emergenciais proporcionam um local aquecido, com alimentação e kit de higiene pessoal para pessoas em situação de rua | Foto: Ádamo Dan/Sedes

Encabeçada pela Sedes, a ação conta ainda com apoio das secretarias de Governo e de Educação, bem como das administrações regionais do Plano Piloto e do Gama. “Consultamos os demais órgãos envolvidos e chegamos à decisão de manter essas estruturas por mais esse período”, destaca a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho.

Durante os primeiros quatro dias de ação contra o frio, 171 pessoas foram abrigadas no Plano Piloto e 78 no Gama. As unidades estão em funcionamento com 60 vagas no Proem e 30 no Bezerrinho.

Os profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) seguem nas ruas orientando e encaminhando as pessoas que aceitarem ir para esses locais. Lá, estão assegurados a cada uma delas o jantar, o café da manhã, um kit para higiene pessoal, um cobertor e um colchonete.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que não deve haver muitas mudanças acentuadas em relação ao tempo nos próximos dias.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social