01/09/2023 às 17:38

Eventos esportivos e culturais alteram trânsito no domingo (3)

Agentes do Detran-DF farão intervenções no tráfego de veículos no Eixo Monumental, na Granja do Torto e nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

No domingo (3), as equipes de Policiamento e Fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) farão intervenções no tráfego de veículos do Eixo Monumental, da Granja do Torto e nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília. As intervenções são necessárias para garantir mais segurança aos participantes dos eventos culturais e esportivos.

Nutrição Brasil Run

Artes: Divulgação/Detran-DF

No Eixo Monumental, ocorrerá a Nutrição Brasil Run, com largada prevista para as 7h. Por isso, a partir das 6h30, três faixas próximas ao canteiro central da via N1 – entre a Epia e o espaço Funarte, e da S1 – da Praça do Cruzeiro até o espaço Funarte, estarão fechadas para veículos. Este espaço será destinado aos atletas que farão os percursos de 5 km e de 10 km. As vias de ligação S1/N1, durante todo o trajeto, também estarão fechadas. Apenas o acesso à Catedral Rainha da Paz, pela via S1, permanecerá aberto durante a corrida.

ExpoAbra 2023

No Parque de Exposição Agropecuária Granja do Torto haverá a 31ª ExpoAbra 2023. Em razão do evento, que conta com estimativa de público de 10 mil pessoas, os agentes de trânsito do Detran-DF farão controle de tráfego e auxiliarão os pedestres em suas travessias. Para isso, será realizada a sinalização do entorno do parque, implantando travessias de pedestre e destinando área específica para os veículos da segurança pública e para estacionamento, embarque e desembarque de táxis e veículos do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros por Aplicativos (Stip).

A ExpoAbra começa no domingo (3) e vai até o dia 17 de setembro. Em dias de shows, de 6 a 9 e de 14 a 16 de setembro, serão montados dois pontos de Controle de Trânsito (PCTran), das 18h30 até as 3h. Nos dias sem shows, de 10 a 13 e 17 de setembro, os agentes atuarão com patrulhamento, das 16h às 22h.

Portões Abertos 2023 Base Aérea de Brasília

No Aeroporto Internacional de Brasília, acontecerá o evento Portões Abertos 2023 da Base Aérea de Brasília no domingo (3). Para garantir a segurança dos participantes, o Detran-DF fará o fechamento da rotatória do Park Way (Quadra 14, Conjunto 1) sentido marginal da DF-047 (EPAR). Também será fechada a alça de ligação da DF-025 para a marginal da DF-047 e será implantada uma faixa reversa de emergência para ambulâncias, viaturas e táxis na via de acesso à Base Aérea.

Além de colocar redutores de velocidade, o Detran vai utilizar painéis móveis para orientar o fluxo de veículos nas imediações do aeroporto. A previsão é que o evento ocorra durante todo o dia, com dispersão prevista para as 16h, quando os agentes farão controle manual do tráfego, dando preferência aos veículos que estiverem saindo da Base Aérea.

*Com informações do Detran-DF