13/10/2023 às 17:49

Engenheiros avaliam se Complexo Rubem Valentim pode ser reformado

Empresa tem 45 dias para entregar laudo com a situação técnica do centro cultural localizado no Cruzeiro

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Complexo Cultural Rubem Valentim, no Cruzeiro, está passando por vistorias para verificar a possibilidade de uma reforma. Uma empresa foi contratada para entregar os laudos da situação do local. Após esse diagnóstico, que tem 45 dias para se entregue, um projeto arquitetônico será realizado e encaminhado para licitação.

“Assim que entramos no início deste ano na gestão, a população pedia com urgência a reabertura da biblioteca. Essa foi uma de nossas prioridades. Estamos conseguindo evoluir com toda a parte mais burocrática para que esses desejos sejam atendidos”, comenta o administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires.

Em 2018, a Defesa Civil interditou o Complexo Cultural Rubem Valentim devido a rachaduras que se encontravam no local e a problemas na estrutura da biblioteca e do anfiteatro | Fotos: Divulgação/ Administração do Cruzeiro

O professor de educação física e geografia Cristiano Lira, morador do Cruzeiro há 35 anos, tem saudades de quando o Rubem Valentim estava aberto à comunidade. “O complexo é grandioso, o maior espaço que temos de acervo de cultura e memória da região. Era um local sossegado, frequentado por muitos concurseiros. Assim, sofremos com essa ausência”, lamenta o professor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em 2018, a Defesa Civil interditou o Complexo Cultural Rubem Valentim devido a rachaduras que se encontravam no local e a problemas na estrutura da biblioteca e do anfiteatro. Assim, o Governo do Distrito Federal, por meio da Administração do Cruzeiro, deu início aos processos necessários. A primeira etapa que saiu do papel ocorreu em julho deste ano, com o escoramento que reforça a laje. Ao todo, no escoramento e no laudo, foram investidos R$ 120.375.

*Com informações da Administração Regional do Cruzeiro