05/04/2023 às 20:38

DER conclui ampliação de faixa e instalação de barreira no Itapoã Parque

Serviço foi finalizado nesta quarta-feira (5) com a implantação da sinalização

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) finalizou o serviço de aproximadamente um metro de alargamento na área do Itapoã Parque na faixa sentido Paranoá.

A obra de expansão de faixa complementa a melhoria viária que foi a instalação de aproximadamente 600 metros de barreiras de concreto do tipo new jersey, que vai do conjunto habitacional Itapoã Parque, na Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001), até o balão na Rota do Cavalo. No serviço, foram utilizadas 119 peças de 4 metros. No trecho, houve ainda a implantação de uma ondulação e de uma alça, além da sinalização horizontal e vertical, concluída nesta quarta-feira (5).

A sinalização horizontal e vertical no local foi concluída nesta quarta-feira (5) | Foto: Divulgação/DER-DF

O órgão resolveu implantar esse muro entre as duas faixas de rolamento para frear o número de acidentes que ocorre ali na região devido à imprudência de moradores do conjunto habitacional, que para entrar e sair do residencial, cruzavam a rodovia, ignorando a sinalização que indica que é proibida a conversão por tratar-se de pista simples (mão dupla).

Para resolver essa situação, as pessoas que saírem do Itapoã Parque com destino ao Paranoá devem dirigir até a Rota do Cavalo, fazer a conversão e voltar. “Com a finalização dos trabalhos, esperamos que o trânsito tenha sempre seu fluxo normal e sem risco de acidentes, para a segurança de todos que passam por este trecho”, disse o chefe do 2º Distrito Rodoviário do DER-DF, Geraldo Jacinto.

Moradora do Itapoã, a balconista de farmácia Dionete do Vale, 31 anos, se mostra satisfeita com a realização da melhoria. “É uma obra que deixa todos mais seguros. Eu já presenciei motoristas fazendo manobras proibidas, mas com a barreira e com a sinalização essa imprudência não será mais possível”.

Por se tratar de obra direta, com maquinário e recursos do DER, o valor investido está em fase de levantamento.

*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do DF