17/03/2023 às 20:59

Defensoria Pública lança neste sábado (18) o programa Laços de Ismael

Em parceria com a Easjur, a Casa de Ismael, o Sesc e o Senac, objetivo é oferecer atendimento inclusivo de crianças, adolescentes e familiares, proporcionando serviços de assistência jurídica, educação em direitos, qualificação profissional e ações preventivas de saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em parceria com a Escola de Assistência Jurídica (Easjur/DPDF), a Casa de Ismael, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), lançará, neste sábado (18), o programa Laços de Ismael.

O evento será realizado na Casa de Ismael – Lar da Criança, localizado no Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) Quadra 913, Asa Norte, às 9h, e contará com a presença do defensor público-geral, Celestino Chupel, e do subdefensor público-geral, Fabrício Rodrigues.

O intuito do programa é oferecer atendimento inclusivo a crianças, adolescentes e familiares, proporcionando serviços de assistência jurídica, educação em direitos, qualificação profissional e ações preventivas de saúde. O foco é reunir os serviços ofertados pela Casa de Ismael aos prestados pelas instituições parceiras para beneficiar os cidadãos atendidos pela organização social, encadeando uma cooperação em torno das crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social com acesso à ordem jurídica justa.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a iniciativa busca a promoção da igualdade e da solidariedade por meio de parcerias entre as instituições. “O compromisso coletivo tem como intuito eliminar desigualdades melhorando as condições para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

O defensor público e diretor da Easjur, Evenin de Ávila, explica que o programa Laços de Ismael é um marco histórico e traz o sentido da fraternidade e da solidariedade na prática. “Estamos buscando nos aproximar  das pessoas atendidas através de uma interface colaborativa mediante sua inclusão na sociedade. A intenção é utilizar o Laços de Ismael para exportar a forma de atuar para outras instituições que desempenham o mesmo trabalho”, detalhou.

Para o presidente da Casa de Ismael, Valdemar Martins, o programa Laços de Ismael unirá forças entre as instituições para atender os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Atualmente, atendemos mais três mil pessoas em cinco unidades localizadas em Sobradinho, Guará, Brazlândia e duas na Asa Norte; elas precisam da prestação de serviços, pois não sabem onde procurar assistência”, explicou.

O diretor de Programas Sociais do Sesc, Guilherme Reinecken, explicou que a instituição oferece serviços gratuitos à Casa de Ismael há anos. “Esta é mais uma parceria de sucesso que contribuirá de forma graciosa com as pessoas atendidas pela casa”, disse.

A gerente de Suporte Pedagógico do Senac, Alline César, reforçou que o programa contribuirá também com a qualificação profissional das pessoas em situação de vulnerabilidade. “O intuito é oferecer conhecimento para garantir aos cidadãos a qualificação que precisam para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. A união das instituições aumenta a abrangência e, assim, conseguimos alcançar as pessoas que mais precisam, atendendo as necessidades da comunidade”, defendeu.

*Com informações da DPDF