18/08/2023 às 15:35, atualizado em 18/08/2023 às 16:11

Ciclovia da DF-480 ganha barreiras para coibir invasão de carros

Carros e até caminhões estavam trafegando na área exclusiva para ciclistas. Infração é considerada gravíssima

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A ciclovia de 9,3 km recém-construída na DF-480, entre o Gama e o Catetinho, está recebendo cerca de 30 esferas de concreto em diversos trechos. A instalação será feita de uma extremidade à outra na largura de 2,5 metros da faixa exclusiva para os ciclistas, em diversos trechos. O objetivo do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) com a medida é impossibilitar o trânsito de veículos automotores na pista.

Nas últimas semanas, a Superintendência de Trânsito (Sutran) e o 5º Distrito Rodoviário, da Superintendência de Obras, constataram que inúmeros carros e até caminhões estavam infringindo as leis de trânsito e trafegando pela ciclovia para fugir do trânsito da via expressa. A Sutran reforça que, de acordo com o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo em ciclovias, ciclofaixas, acostamentos é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 880,41.

[Numeralha titulo_grande=”9,3km” texto=”extensão da ciclovia na DF-480″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Recebemos muitas denúncias de invasão da ciclovia por parte de veículos automotores, e por isso, optamos pela aplicação das bolas de concreto para que essa prática cesse, antes que a faixa seja totalmente destruída e que alguém se machuque”, explica o engenheiro Eli Câmara, responsável pela construção da pista.

Os trechos que receberão as bolas estão sendo mapeados pelo 5º Distrito. “Estamos vendo os pontos em que os carros acessam a ciclovia para trafegar e estamos instalando as peças justamente nesses locais”, complementou Câmara.

A obra na ciclovia

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A construção da ciclovia na DF-480, que liga a região administrativa do Gama ao Catetinho, teve início em novembro de 2022. A obra é administrada pelo DER-DF. O investimento no modal não poluente foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

A pista aumenta em 9,3 km a malha cicloviária do DF, a segunda maior do país, que atualmente conta com 664 km. A ciclovia tem 2,5 metros de largura com duas faixas de rolamento de 1,25 metros em cada sentido e 0,25 metro de segurança em cada bordo – ou margem – da pista.

A obra já passou pelas etapas de terraplenagem, pavimentação, serviços de drenagem, além de sinalizações horizontal e vertical. Atualmente, a obra está na fase de conclusão das calçadas.

*Com informações do DER-DF