13/10/2023 às 18:16, atualizado em 14/10/2023 às 11:48

Caravana da Mulher leva serviços ao Gama até este sábado

Com fomento do GDF, o evento integra a programação do aniversário de 63 anos da cidade, com palestras, atividades de beleza, feira de produtos locais e atendimento jurídico

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A Caravana da Mulher desembarcou no estacionamento do Estádio Bezerrão, no Gama, na última quinta-feira (12) e fica na região até sábado (14), das 13h às 21h. Na programação gratuita voltada para o público feminino estão palestras, atendimento jurídico, serviços de beleza (design de sobrancelha, esmaltação, trança e maquiagem) e feira de produtos locais, além de brinquedoteca e brinquedos infláveis para as crianças.

Na primeira edição, o evento integra a programação do aniversário de 63 anos da cidade, comemorado este mês, e divide o espaço com outro evento celebrativo, a Feira de Artesanato e Cultura do Gama (FearteGama). “O evento veio para somar à Fearte. Trouxemos atendimentos, palestras e workshops. Esta é a primeira edição e ainda teremos outras etapas em Samambaia, Estrutural e Santa Maria”, explicou a coordenadora do Instituto Cultural e Social do Distrito Federal (InCS-DF), Janaina Karlen.

Janaina Karlen adianta que as próximas paradas da Caravana da Mulher serão em Samambaia, Estrutural e Santa Maria | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

A Caravana da Mulher é desenvolvida pela organização da sociedade civil InCS-DF, com recursos do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher e de emenda parlamentar da deputada distrital Jaqueline Silva. “Levar políticas públicas para as mulheres em caravanas é crucial para promover a igualdade de gênero localmente”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Essa abordagem facilita o acesso a serviços, educação sobre direitos e promove a participação ativa das mulheres na formulação e implementação de políticas que atendam às suas necessidades específicas”, completou.

Investindo na autoestima

Moradora do Setor Norte do Gama, a auxiliar de serviços gerais Eliane Saraiva, 46 anos, contou que todo ano participa das atividades comemorativas da cidade. “Todo ano eu venho. Mas essa foi a primeira vez que me deparei com a caravana. Descobri que estava acontecendo ontem à noite, quando eu fiz a minha sobrancelha. Hoje voltei para fazer as unhas”, disse. “Está valendo a pena, porque estou podendo ficar bonita de graça. Sem falar que isso é muito importante para todas as mulheres porque ajuda a melhorar nossa autoestima”, acrescentou.

Ana Paula Viana ficou sabendo pelas redes sociais e fez questão de ir até o local para garantir as tranças no cabelo de forma gratuita

Quem também aproveitou o evento para se embelezar foi a educadora Ana Paula Viana, 30 anos. Ela ficou sabendo pelas redes sociais e fez questão de ir até o local para garantir as tranças no cabelo de forma gratuita. “É um evento mais do que necessário, porque mostra que o governo está olhando para a população do Gama”, comentou. “Estou aqui ficando bonita de graça. É maravilhoso”, definiu, entre risos.

Gabrielli Godoi, 23 anos, está entre as maquiadoras atuando no evento. Ela foi convidada a participar após se formar no curso de maquiagem profissional pelo programa Mulheres Vencedoras, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

“Fiz esse curso em parceria com o GDF e, desde então, tenho trabalhado. Participei da Feira da Mulher Empreendedora, em São Sebastião, e agora estou na Caravana da Mulher, no Gama. É muito legal participar de projetos sociais como esse, em que ajudamos as pessoas e também garantimos uma renda”, avaliou.

Oportunidade para as empreendedoras

Cintia Bastos ficou sabendo da oportunidade para trabalhar no evento pelas redes sociais: ” Ter essa ajuda é ótimo porque a área do empreendedorismo é incerta e exige muito força das mulheres”

Além de ofertar atividades próprias, a Caravana da Mulher abriu espaço para as empreendedoras exporem os produtos delas. Cintia Bastos, 22 anos, é vendedora de maquiagem e acessórios de celulares. Moradora do Novo Gama, ela montou um estande no evento e está tendo retorno em vendas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Vi pelo Instagram, entrei em contato com a organização e pedi para participar. Tem sido uma experiência muito boa. Já consegui fazer algumas vendas. Ter essa ajuda é ótimo porque a área do empreendedorismo é incerta e exige muito força das mulheres”, analisou.

Dona de um brechó em Taguatinga, Regina Teles apostou no evento para expandir os negócios. “É muito importante ter um evento que dá espaço para a gente crescer. Sai de Taguatinga para tentar a sorte aqui, para vender e conhecer novas pessoas”, declarou.

Caravana da Mulher
Até sábado (14), das 13h às 21h, no estacionamento do Estádio Bezerrão, no Gama

Caravana da Mulher leva serviços ao Gama até este sábado